O Jogo

“É demasiado fácil desmentir o presidente”

VILLAS-BOAS Candidato contra-atacou acusações de Pinto da Costa de ter interesses em direitos televisivo­s e transferên­cias de jogadores

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

André disse que é à volta do atual líder que estão pessoas ligadas aos direitos de TV e que o clube virou um “entreposto de negociação com determinad­os agentes”. Projeto na Maia é uma “utopia”.

No dia em que apresentou uma análise ao relatório e contas do primeiro semestre de 2023/24, através de José Pereira da Costa, André VillasBoas não deixou as acusações de Pinto da Costa sem resposta. O presidente do FC Porto afirmou que a lista concorrent­e tem “pessoas com interesses em direitos televisivo­s e na transação de jogadores”, num ataque que o ex-treinador desconstru­iu em três pontos. “É difícil responder sem prevaricar com o presidente, porque é demasiado fácil desmenti-loetorna-se,paramim, incómodo chegar a este ponto. Torna-se fácil desmentir por várias razões. A primeira é porque pessoas do seu entorno estiveram envolvidas em comissões no negócio Altice relativame­nte aos direitos televisivo­s. Em segundo lugar, pessoas ligadas à sua futura lista estão vinculadas com a proposta por direitos televisivo­s da Liga Centraliza­ção. Em terceiro lugar, é claramente visto ao longo de vários anos que o FC Porto se tornou um entreposto de negociação com determinad­os agentes com acesso a negociaçõe­s privilegia­das no seio do FC Porto”, contrapôs.

Mais, AVB lembrou que a “chave de repartição da centraliza­ção dos direitos televisivo­s está ainda a ser definida, ou vai ser definida pelos clubes”, portanto considera não haver “nenhum interesse das operadoras”. “Está já decidido que em 2028 será centraliza­do e a única coisa que faltará decidir é a tal chave de repartição. Tudo o resto está precisamen­te na sua candidatur­a e é o próprio que tem que esclarecer as razões pelas quais essas pessoas estão envolvidas nas suas candidatur­aseestiver­amaolongod­este tempo. É uma guerra suja na qual eu não quero entrar, queroconti­nuaramarca­restacandi­datura pela positiva e espero que a gente seja capaz de elevar o bom nome do FC Porto daqui para a frente e não entrarmos num chorrilho de falsidades e de mentiras que não beneficiam o clube”, atirou André Villas-Boas, numa intervençã­o que mereceu uma ovação dos muitos adeptos presentes.“Nãotenhame­do!”, gritou um deles.

Outro ponto prendeu-se com a Academia. Villas-Boas reiterou a aposta em Gaia, perto do atual centro de treinos e resumiu a “promessa” de um projeto na Maia, defendido por Pinto da Costa, a “utopia” e “mentiras”. “Esperamos mostrar o conceito ainda este mês ou no princípio de abril.

Reunimos com a Gaiubrb e estamos à espera da reunião com a APA para ver se temos a mesma leitura relativame­nte a uns cursos de água que temos no terreno. Em princípio, não haverá problema algum. O conceito da unidade de centro de alto rendimento profission­al junto à formação do FC Porto, para nós é o que faz mais sentido, não só do ponto de vista operaciona­l e logístico, mas também de custo de construção e rapidez de execução de obra”, revelou o candidato, projetando a “execução em dois anos”, num terreno “acima dos 30 mil metros quadrados” para “cinco campos de futebol, hotel e pavilhão para as modalidade­s”, já a pensar também na implementa­ção do futebol feminino. “Sempre dissemos que iríamos respeitar os contratos assinados na Maia. Torna-se cada vez mais evidente que não passa de uma utopia e de um cenário onde um chorrilho de mentiras está envolvido. Não há máquinas em movimento, era uma promessa da candidatur­a de Jorge Nuno Pinto da Costa e não está a acontecer”, concluiu.

“Não há máquinas em movimento. Era uma promessa de Pinto da Costa e não está a acontecer” André Villas-Boas Candidato à presidênci­a do FC Porto

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal