O Jogo

MP acusa Matheus Reis

Agressão a apanha-bolas no clássico vale processo, diz Porto Canal

- RITA DA SILVA VIEIRA

Lateral empurrou uma criança com a cabeça, no jogo com o FC Porto. CD arquivou o caso, mas o Ministério Público diz que houve “agressão” e abriu processo.

●●●O Ministério Públicoacu­sou formalment­e Matheus Reis por uma alegada agressão a um apanha-bolas num jogo com o FC Porto em 2022, segundo adiantou, ontem, o Porto Canal, tendo sido aberto um processo.

O defesa do Sporting está acusado por ofensa à integridad­e física do apanha-bolas, uma criança que tinha 13 anos na altura dos acontecime­ntos. O caso remonta ao clássico do dia 20 de agosto de 2022, em que o FC Porto venceu o Sporting por 3-0, com golos de Evanilson, Matheus Uribe e Galeno. Ao minuto 34 da partida, o jogo ainda estava empatado quando o lateral dos leões foi buscar uma bola já fora das quatro linhas, para executar um lançamento. Nessa altura, acabou por empurrar com a cabeça o apanha-bolas para acelerar o processo de retomar a partida. De acordo com o despacho do Ministério Público, a que o Porto Canal teve acesso, a decisão foi tomada com base na “livre, voluntária e consciente ação do arguido” que terá agido “com o propósito concretiza­do de ofender a integridad­e física” da criança.

Consideram ainda que a “agressão” terá ter tido lugar “quando o ofendido pousou no chão uma bola que ia entregar ao arguido”, na altura de um lançamento lateral e que Matheus Reis terá embatido “propositad­amente com a sua cabeça e com o antebraço esquerdo contra o tronco do menor”. A acusação diz ainda que o jogador leonino sabia que o apanha-bolas era menor de idade e que o seu comportame­nto seria, por isso, “proibido e punido por lei”.

Na altura do jogo, o FC Porto participou o incidente ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, no final da partida. O caso foi analisado, mas, em novembro desse ano, acabou por ser arquivado pelo CD, sem qualquer castigo ao jogador do Sporting.

 ?? ?? Matheus Reis e Pepê disputam a bola
Matheus Reis e Pepê disputam a bola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal