O Jogo

Liga BPI terá dez equipas em 2025/26

Escalão principal perde dois clubes, em nome da competitiv­idade e do alargament­o da base de recrutamen­to. Será também criada a IV Divisão

- RUI FERREIRA

Novo quadro competitiv­o do futebol feminino foi ontem aprovado pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol. Mudanças não terão influência na atual campanha.

A Liga BPI, o principal escalão do futebol feminino português, vai encolher de 12 para dez equipas na época 2025/26, aprovou ontem a Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Na mesma campanha será criada a IV Divisão Nacional – atualmente há três escalões – e a III Divisão conhecerá um número máximo de 12 clubes, quando antes não havia limite de participan­tes.

As mudanças não terão influência na presente temporada, começando os seus efeitos a sentir-se em 2024/25, já que haverá mais descidas de divisão, embora ainda não tenha sido revelado quantas equipas caem diretament­e e se haverá, eventualme­nte, play-off entre participan­tes dos primeiro e segundo escalões.

Certo é que a Liga BPI terá dez equipas, a II Divisão manterá 16 e a III Divisão contará com 12 na temporada 2025/26. Com a redução do terceiro escalão para 12 formações, a FPF cria a IV Divisão, sem limite de clubes inscritos. Para 2026/27, a única alteração acontece na II Divisão, que será reduzida de 16 para uma dúzia de equipas.

A Direção da FPF referiu que estas medidas têm como objetivo “melhorar a competitiv­idade das várias provas, promovendo o equilíbrio e aumentar a base de recrutamen­to de fu

tebolistas portuguesa­s e potenciar o contexto em que jogam”. Além disso, a federação pretende “evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portuguese­s nas competiçõe­s da UEFA, nomeadamen­te na Liga dos Campeões, já em 2024/25”, e uma “maior distribuiç­ão e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabeleci­do

um montante de 7,8 milhões de euros para as épocas 2024/25 e 2025/26”. Num recente estudo promovido pela FPF, o número de jogadoras de futebol federadas em 31 de dezembro do ano passado era de 11 468. O cresciment­o do futebol feminino fica também patente no número de equipas por clube, na ordem dos 130 por cento.

 ?? ?? Benfica e Sporting dominam liga pouco equilibrad­a
Benfica e Sporting dominam liga pouco equilibrad­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal