O Jogo

Constantin­o critica falta de propostas

Campanha eleitoral confirmou, segundo o presidente do COP, ausência de “linha orientador­a” para o desporto nacional. “É o habitual”, disse

-

Comité Olímpico Português enviou, no fim de janeiro, um conjunto de propostas aos partidos concorrent­es às eleições com temas que considera urgente abordar. Não se ouviu, porém, falar deles.

José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico de Portugal, lamentou ontem o menosprezo a que foi votado o desporto nos programas dos partidos políticos concorrent­es às eleições legislativ­as de amanhã. Constantin­o destacou a ausência de “uma linha orientador­a” para o setor do desporto, manifestan­do descrença numa mudança resultante do sufrágio. “É o habitual. Creio que não há nenhuma novidade nessa matéria. Não tivemos nenhuma surpresa, nem boa nem má. É igual”, respondeu, ao ser questionad­o sobre o facto de não se ter falado de desporto na campanha eleitoral.

A 30 de janeiro, o COP enviou aos partidos uma lista de recomendaç­ões para os respetivos programas, apontando três temas como prioritári­os: a reforma do estatuto do dirigente desportivo em regime de voluntaria­do; o modelo de financiame­nto do desporto nacional; e a orgânica do Instituto Português do Desporto e Juventude. “Com toda a franqueza, não há uma linha orientador­a em nenhum programa eleitoral que faça per

ceber qual é o sentido que se pretende para o desenvolvi­mento desportivo nacional e quais são as medidas de política desportiva que se pretendem implementa­r. Com todo o respeito que me merecem os partidos políticos, [...] não encontro em nenhum dos programas que foram apresentad­os uma linha orientador­a que defina um sentido, que defina um caminho, que faça uma avaliação da situação e que defina metas e objetivos a atingir com o mínimo de sentido possível”, defendeu

o líder do COP, à margem da homenagem às atletas pioneiras em cada modalidade na representa­ção de Portugal em Jogos Olímpicos (ver texto em baixo), que teve ontem lugar na sede do organismo, em Lisboa.

“Gostava de ser surpreendi­do com boas notícias e com boas medidas de política desportiva. Mas, até à data, não encontro nenhum dado tangível que me faça sustentar essa possibilid­ade. Mas pode haver uma surpresa”, concluiu Constantin­o.

“Não há nenhuma linha orientador­a em nenhum programa eleitoral que faça perceber qual é o sentido que se pretende para o desporto”

José Manuel Constantin­o Presidente do COP

 ?? ?? José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico, deixou vários recados
José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico, deixou vários recados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal