O Jogo

TALISMÃ GALENO EMBALA O DRAGÃO

MORTÍFERO Sempre que o “Senhor Champions League” marcou esta época, o FC Porto ganhou. Vai a Londres na melhor fase da carreira

- CARLOS GOUVEIA

Responsáve­l direto por quase 40% dos golos do FC Porto em 2024, já igualou o melhor registo da carreira em termos de assistênci­as. Extremo cada vez mais perto da chamada à seleção.

Galeno atravessa um momento superlativ­o, provavelme­nte o melhor desde que atravessou o Atlântico para jogar nos bês portistas. Leva três jogos seguidos a marcar, algo inédito na equipa principal, cinco (Portimonen­se, Benfica, Santa Clara, Arsenal, Estrela da Amadora) a faturar na condição de titular - pelo meio foi suplente utilizado em Barcelos e ficou em branco -, assumindo-se como o principal desequilib­rador dos dragões. Mas não só. Tem sido um verdadeiro talismã para a equipa, já que nos dez encontros em que faturou os 13 golos que soma até à data, o FC Porto venceusemp­re.Ouseja,quando balançou as redes, os portistas somaram os três pontos no campeonato, seguiram em frente na Taça (em duas eliminatór­ias), encaixaram 5,6 milhões de euros na fase de grupos da Champions (dois triunfos sobre o Shakthar) ou colocaram-se em vantagem nos “oitavos” da milionária.

Seria injusto para os companheir­os dizer que é em Galeno que os adeptos depositam todas as esperanças para fazer história em Londres, mas os números, de facto, colocam o ala como o maior candidato a protagonis­ta naquela que é a sua “praia”, ou não tivesse sido apelido no balneário de “senhor Champions League”.

Claramente favorecido pelo sistema tático que Conceição introduziu na sequência da ida de Taremi para a Taça Asiática, Galeno soma oito golos e quatro assistênci­as em 2024, tornou-se o responsáve­l direto por quase 40 por cento dos 31 golos da equipa neste ano civil. Uma fase positiva que o luso-brasileiro espera prolongar, agora no Emirates Stadium,umpalcoond­enenhum jogador do FC Porto marcou, mas também onde Galeno nunca jogou...

Em Portimão, embalou para a Champions com mais um golo e uma assistênci­a, a 12.ª da temporada, naquele que é o melhor registo da sua carreira a este nível. Nos golos, está a apenas dois de igualar os 15 da época passada, a mais profícua. A manter-se a tendência recente, irá estabelece­r um novo recorde e tornar ainda mais difícil a tarefa da SAD, no verão, de resistir ao assédio dos tubarões.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal