O Jogo

SALVAÇÃO RESIDE NA PROVA-RAINHA

Campeões de Espanha e Itália em 2023, Barcelona e Nápoles estão longe dos líderes das respetivas ligas e apostam quase tudo na Europa

- ANTÓNIO PIRES

O empate 1-1 da primeira mão, em Itália, deixou tudo em aberto para o jogo de hoje entre Barcelona e Nápoles, que vale uma vaga nos quartos de final da Liga dos Campeões. Uma partida que pode ajudar a salvar a época da equipa que seguir em frente. De facto, o percurso de ambas tem algumas semelhança­s até ao momento: ambas falharam a conquista da Supertaça, estão fora das taças nacionais e longe dos líderes dos respetivos­campeonato­s(embora o Barça possa ainda acalentar alguma esperança de renovar o título ao contrário do Nápoles).

Nas antevisões os dois treinadore­s salientara­m o que está em jogo. “É o jogo mais importante da temporada. Estamos preparados e motivados. Há quatro anos que não estamos nos quartos de final. É uma oportunida­de para estar bem, competir, com ambição. Enfrentamo­s um rival que não está em boa posição, mas é o campeão da Liga italiana. Melhorou, estão mais sólidos. Nós temos muitas baixas importante­s, como Frenkie [de Jong], Pedri, Ferrán. Temos de competir, é a oportunida­de ideal. Fomos melhores lá, temos de ser melhores aqui. É verdade que temos baixas, mas não é desculpa”, destacou Xavi pelo lado dos catalães.

“Estamos prontos, preparámos todos os detalhes e os jogadores mal podem esperar por defrontar o Barcelona”, comentou Calzona elogiando um rival “com identidade

bem definida” e Yamal de quem diz ter “qualidades para se tornar o melhor jogador do mundo”.

Cancelo quer ficar no Barcelona

João Cancelo revelou à “Gazzetta dello Sport” o seu

desejo para a próxima época. “Não sei qual será o meu futuro, mas quero continuar com o Barça. Estou orgulhoso de vestir a camisola do clube”, assumiu o lateral que está na Catalunha cedido pelo Manchester City, recordando uma época que não está a ser fácil. “O Barcelona é um clube muito particular. O treinador disse que se vai embora, a equipa teve altos e baixos e uma dinâmica difícil de explicar”, contou.

Hoje, os catalães decidem a passagem aos quartos de final e o internacio­nal luso assumiu: “Uma vitória contra o Nápoles seria uma reivindica­ção. No futebol há momentos bons e maus, como na vida, temos de permanecer positivos e unidos.” A concluir fez ainda a sua aposta quanto ao futuro campeão europeu. “O City é o favorito. Eles podem ganhar duas Ligas dos Campeões seguidas, tenho a certeza”.

“É o jogo mais importante da época. Estamos preparados e motivados”

Xavi Hernández Treinador do Barcelona

“Estamos prontos. Os jogadores mal podem esperar por defrontar o Barcelona”

Francesco Calzona Treinador do Nápoles

 ?? ??
 ?? ?? João Cancelo será hoje titular e pretende ficar em definitivo no Barcelona
João Cancelo será hoje titular e pretende ficar em definitivo no Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal