O Jogo

Um empréstimo de risco moderado

O Sporting tem desde ontem uma nova emissão obrigacion­ista em vigor, com a taxa de juro igual à do Benfica pela primeira vez

- FREDERICO BÁRTOLO

SAD dos leões tem capitais próprios positivos, o que significa que para os investidor­es o perigo de incumprime­nto será mais baixo. É uma emissão de 30 M€ para financiar o reembolso anterior.

A Sporting SAD lançou a três anos, até 2027, uma emissão obrigacion­ista cuja subscrição começou ontem, a partir das 8h30, tendo como prazo máximo as 15h00 de 22 de março. O valor total das obrigações – 6 milhões com preço unitário de 5 euros – será de 30 milhões de euros, e pode aumentar mediante a procura. Em termos de rentabilid­ade, as obrigações terão uma taxa de juro fixa bruta (sem impostos) anual de 5,75 por cento, uma subida de 0,5% em relação ao último empréstimo obrigacion­ista emitido. No entanto, atendendo à inflação e subida das taxas, o valor não é assim tão significat­ivo em comparação a outros tempos. Aliás, o Sporting iguala a taxa de juro do Benfica e é inferior à do FC Porto. Para este valor, contribui o menor risco associado dos subscritor­es. Isso reflete-se nas taxas de juro oferecidas (via incorporaç­ão do prémio de risco), uma vez que o Sporting tem agora capitais positivos, à imagem dos encarnados. Como tal, pode pedir emprestado a um preço mais barato no futuro.

Existiu uma substituiç­ão de passivo por via da liquidação da dívida com o Novo Banco, através da antecipaçã­o de receita do contrato televisivo com a NOS.

A recuperaçã­o da larga maioria da SAD, agora a rondar os 88%, depois da reestrutur­ação financeira, com a conversão dos VMOC [Valores Mobiliário­s Obrigatori­amente Convertíve­is], contribui para a sustentabi­lidade do clube e não da SAD. O empréstimo obrigacion­ista agora pedido tem, sim, como meta financiar o reembolso de outro empréstimo que vence a 25 de novembro deste ano e com o valor de 40 milhões de euros.

Como tal, o equilíbrio financeiro­é ténue, seé verdade que há uma melhoria da situação financeira da Sporting SAD, esta foi alcançada, maioritari­amente, pela alienação de passes, que ditou lucros recorde apesar de os resultados operaciona­is se terem degradado pela ausência da Ligados Campeões.

 ?? ?? SAD prevê um recorde nas transferên­cias durante o próximo verão
SAD prevê um recorde nas transferên­cias durante o próximo verão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal