O Jogo

VITÓRIA DO BARÇA COM MUITO CANCELO

Internacio­nal português iniciou a jogada do 1-0, apontou o 2-0 e assistiu Lewandowsk­i para o 3-1 que acabou com as esperanças do Nápoles

- ANTÓNIO PIRES

O Barcelona está de volta aos quartos de final da Liga dos Campeões, quatro anos depois da última presença nessa fase, onde acabou humilhado pelo Bayern com um desaire por 8-2. A qualificaç­ão dos catalães foi ontem confirmada no Estádio Olímpico com um triunfo por 3-1 sobre o Nápoles, com quem empatara 1-1 fora.

E, para o resultado positivo, houve um jogador que se destacou acima dos demais: João Cancelo. O lateral português, que atuou à esquerda, começou por iniciar a jogada do 1-0, solicitand­o a desmarcaçã­o de Raphinha, que ganhou a linha de fundo e depois cruzou atrasado para finalizaçã­o competente de Fermín López, aos 15 minutos, num remate rasteiro. A boa entrada no jogo do Barcelona rendeu um segundo golo quase de seguida. Desta vez foi Yamal a descobrir Raphinha na esquerda, o atacante brasileiro tirou um adversário da frente na área e rematou de pé direito ao poste. A bola voltou para trás e foi direitinha na direção de Cancelo, que fez a recarga vitoriosa.

O Nápoles não se rendeu e reduziu à passagem da meiahora, graças a um golo do centralalb­anêsRrahma­ni,quesubiu à área contrária em rápido ataque.

Na segunda parte, o Nápoles cresceunoj­ogoepassou­aacercar-se mais vezes com perigo da baliza do Barcelona, embora este último, sobretudo em contra-ataques, também tenha mantido sempre em alerta a defesa dos italianos, que contou com Mário Rui até aos

64 minutos. Suplente, João Félix entrou aos 83’, numa fase em que Xavi pretendia dar a machadada final na eliminatór­ia, o que viria a suceder aos 85’. Uma grande jogada coletiva. Cancelo saiu da linha para dentro, tocou a bola para Sergi Roberto e este devolveu ao português com um passe de rutura permitindo ao camisola 20, na cara de Meret, tocar para o lado e assistir Lewandowsk­i para golo fácil.

Visivelmen­te feliz estava Xavi no final do encontro, tendo exultado: “Fizemos um grande jogo. A minha equipa saiu de campo esgotada, deram tudo o que tinham. Dominámos grande parte do jogo e estou muito orgulhoso de todos. Disse a todos que a equipa tinhadedar­umpassoemf­rente quando anunciei a minha saída no final da época. Agora é um momento de desfrutarm­os com a vitória”.

“Fizemos um grande jogo. A minha equipa saiu de campo esgotada”

Xavi Hernández Treinador do Barcelona

“Demos-lhes muito espaço. Começámos com a atitude errada e defendemos mal”

Francesco Calzona Treinador do Nápoles

 ?? ?? João Cancelo realizou uma grande exibição no flanco esquerdo da defesa catalã
João Cancelo realizou uma grande exibição no flanco esquerdo da defesa catalã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal