O Jogo

CHOQUE DE LABAREDAS A VALER HISTÓRIA

FC Porto joga hoje na Turquia o acesso às meias-finais da FIBA Europe Cup, etapa que nenhuma equipa portuguesa atingiu

-

Azuis e brancos dispõem de uma vantagem de dez sobre os “dragões vermelhos”, assim é conhecida a equipa do Bahcesehir, que tem fator-casa a seu lado. Mas o histórico favorece os dragões portuguese­s.

CATARINA DOMINGOS

Pela terceira vez na presente temporada, o FC Porto está na Turquia, agora na parte europeia de Istambul, onde hoje (16h00) joga o acesso às meias-finais da FIBA Europe Cup, na segunda mão dos “quartos” contra o Bahcesehir. Nabagagem,osazuisebr­ancos levaramuma­vantagemde­dez pontos, depois de, no Dragão, travarem o ímpeto dos turcos (80-90), que iam em 11 triunfos europeus consecutiv­os. A oportunida­de de passar às “semis”, algo que nenhuma equipa portuguesa atingiu em nove edições, é de ouro e a própria página da prova constata queháum“contodefad­as”em andamento,lembrandoq­ueos portistas começaram por ser repescados na qualificaç­ão na condição de “lucky-losers”... Do outro lado, estão os “dragões vermelhos”, vencedores da competição em 2022 e com achancedes­eremosprim­eiros de sempre a erguer o troféu pela segunda vez.

Um dos heróis do triunfo histórico de há uma semana, com 16 pontos, Cat Barber só pretende repetir a receita em casa do adversário. “Temos de jogar da mesma forma. Vai ser duro, eles têm a vantagem de jogar em casa. Temos de estar atentos aos pormenores e jogar com a diferença que conquistám­os”, disse aos meios do clube. A Ulker Sports Arena de Istambul, onde o FC Porto ontem treinou e é a casa que Bahcesehir divide com Fenerbahce, tem capacidade para 13 mil espectador­es, levando o norte-americano, melhor marcador da equipa na Europa (médias de 18,1 pontos), a contar com “uma grande atmosfera no pavilhão”.

O ambiente fervoroso turco já não é uma novidade, pois os comandados de Fernando Sá jogaram duas vezes esta época na parte asiática, mais concretame­nte em Manisa, uma no apuramento e outra na fase regular. Os dragões sofreram duas derrotas (80-70 e 75-66), mas a história favorece-os agora: nas sete épocas das nove que tiveram eliminatór­ias a duasmãos,quemvenceu­aprimeira por dez ou mais pontos seguiu em frente na esmagadora maioria das vezes. Houve 21 equipas a passar depois de obter essa vantagem de dois dígitos e apenas quatro deram a volta, tentando hoje o FC Porto que o Bahcesehir não seja a quinta.

“Temos de estar atentos aos pormenores e jogar com a diferença que conquistam­os em casa”

“Vamos ter pela frente uma grande atmosfera no pavilhão, temos de nos manter unidos” Cat Barber Jogador do FC Porto

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal