O Jogo

Duas campanhas para recordar

No final do século passado, FC Porto fez dois top-8, num dos casos com ajuda de um “eletricist­a”

- —CATARINA DOMINGOS

Caso o FC Porto se apure, ●●● hoje, para as meias-finais, esta participaç­ão na FIBA Europe Cup pode juntar-se às duas mais bem sucedidas da história dos azuis e brancos, em 1996/97 para a FIBA EuroCup e em 1999/00 para a Taça Saporta, quando atingiram os quartos de final.

Extintas, ambas as competiçõe­s foram as segundas mais importante­s a nível continenta­l, a correspond­er à atual EuroCup,tratando-se,porisso,de campanhas ainda mais impression­antes da parte dos portistas. Em 1996/97, com Jorge Araújo ao leme e Fernando Sá jogador, os dragões caíram à mercê dos italianos do Verona (168-138 no conjunto das duas mãos), mas tinham feito uma fase regular imaculada e afastado antes o MZT Skopje, da Macedónia, e o Nobiles Wloclawek, da Polónia (hoje Anwil Wloclawek).

Três anos volvidos, o timoneiro era Alberto Babo e Sá já tinha saído para o Vasco da Gama, mas o adjunto Raul Santos constava no plantel. A passagem às“meias” ficou a dez pontos de distância (170-160 no agregado com o Lietuvos Rytas, da Lituânia). Desses anos recordam-se as estratégia­s mais inusitadas para ganhar pontos aos opositores. “Fizemos grandes exibições a nível da Europa, a jogar no Rosa Mota. O FC Porto tinha um ‘eletricist­a’, que dava as dicas aos jogadores como haviam de jogar contra as equipas estrangeir­as. Sabe que mera oeletric is ta? Era o Alberto Babo. Combinado como funcionári­o, ia lá para cima para a cúpula ver o treino escondido”, contou o antigo técnico, em 2018, no programa “Universo Porto” do PortoCanal.Em2000/01,Babo liderou mais uma caminhada positiva, esta finda nos oitavos de final da Taça Saporta, frente aos franceses do Élan Chalon (141-120).

 ?? ?? Alberto Babo na temporada de 2000/2001
Alberto Babo na temporada de 2000/2001

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal