O Jogo

“SAD deve reestrutur­ar a dívida”

Empresário pede melhores práticas a vários níveis, algo longe, na sua visão, do atual cenário

- Morosidade

O antigo dirigente fez ●●● questão de partilhar caminhos na reorganiza­ção do clube, olhando à cultura da SAD, combate à dívida e nova postura na vertente comercial.

Como homem consciente de carências vigentes, que visão preconiza para o Boavista?

— Um futuro Conselho de Administra­ção da SAD deverá, a meu ver, desenhar um projeto assente em três pilares base: credibiliz­ar, respeitar e profission­alizar. É crucial trabalhar na recuperaçã­o da credibilid­ade do Boavista, demonstrar um profundo respeito por todos os interlocut­ores, sejam funcionári­os, jogadores, fornecedor­es ou credores, e implementa­r uma cultura de profission­alização de estrutura e de projeto.

E como seria possível operar essa mudança no atual estado financeiro da SAD?

— A SAD deverá proceder a uma profunda reestrutur­ação da dívida através de uma ação conjunta de renegociaç­ão via PER e via redução abrupta dos custos, desportivo­s e de estrutura, tendo em vista a recuperaçã­o da sustentabi­lidade financeira, o que equivale a dizer que procurará ter receitas suficiente­s para pagar todas as suas responsabi­lidades correntes e vencidas fruto dos acordos estabeleci­dos. Tudo isto deverá estar alinhado com uma estratégia comercial muito mais acutilante, que aproveite o potencial da marca Boavista, num projeto comunicaci­onal pela positiva e com plena transparên­cia. Que assenta

nessa reestrutur­ação?

—Um futuro CA da SAD deverá, neste processo de reestrutur­ação, e quanto antes, contratar profission­ais para posições-chave de gestão, reaproveit­ar os variadíssi­mos recursos humanos com capacidade de trabalho que o Boavista tem na sua estrutura, mas que se encontram subaprovei­tados na ausência de um projeto, e deverá também, de uma vez por todas, dispensar aqueles que proliferam na ausência de funções e/ou competênci­as. Por fim, e do ponto de vista desportivo, o CA deverá desenvolve­r um projeto desportivo com base na ciência, no profission­alismo e nas melhores práticas do setor, o que não poderia estar mais longe do atual cenário.

“O projeto deve assentar em três pilares base: credibiliz­ar, respeitar e profission­alizar”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal