O Jogo

Um bom dia para quebrar enguiços

- Jorge.maia@ojogo.pt

Sporting e Benfica têm de vencer hoje para seguirem adiante na Liga Europa. A história diz que os leões nunca o conseguira­m em Itália, nem as águias em Glasgow. Mas a história não joga.

1O Sporting nunca ganhou em Itália e o Benfica nunca venceu em Glasgow. Recordar que o FC Porto nunca tinha vencido em Inglaterra e voltou de lá eliminado da Champions pelo Arsenal pode despertar algum pessimismo em relação aos jogos das equipas portuguesa­s, hoje, na Liga Europa. A boa notícia, é que a história não joga e os enguiços foram feitos para serem quebrados. As melhores versões de Sporting e Benfica têm todas as condições para fazerem o que nunca foi feito e seguir adiante como únicos representa­ntes lusos nas provas da UEFA. A questão será saber se Amorim e Schmidt vão investir as melhores versões nos jogos de hoje, ou se as vão poupar para o duelo entre ambos na frente 2 interna.

Como alguém disse uma vez, ganhar não é tudo, é a única coisa. Pelo menos é a única coisa que o Al Hilal de Jorge Jesus tem feito nos últimos meses. Ganhar 28 vezes seguidas é obra, mesmo na Arábia Saudita, que pode não ser um campeonato de topo, mas onde o Al Hilal está longe de ser o único grande. Aliás, não deixa de ser significat­ivo que o recorde de vitórias consecutiv­as tenha sido batido sem que Jesus pudesse contar com a sua principal superestre­la, Neymar. Haverá quem diga que perder o temperamen­tal craque brasileiro para uma lesão foi mais uma bênção do que uma maldição, mas o que importa sublinhar aqui é a capacidade de Jesus para montar equipas competitiv­as e mantê-las focadas no rendimento. De tal forma que, o mais provável, agora que bateu o recorde, é que continue a esticá-lo até o tornar inalcançáv­el.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal