O Jogo

“Não fui eu que mudei”

Presidente do FC Porto voltou a mostrar animosidad­e relativame­nte a André Villas-Boas

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

“Só me surpreende se, um dia, a minha cadela me ferrar. Reparo a AVB? Vai chamar pai a outro”

Pinto da Costa Presidente do FC Porto

LÍDER PORTISTA ELOGIOU EVOLUÇÃO DE CHICO CONCEIÇÃO E DISSE QUE GALENO SERIA TOLO SE RECUSASSE O BRASIL

“Apreciei a ação de Pinto da Costa como líder do FC Porto, mas também ter criado uma sociedade civil portuense mais viva”

Ramalho Eanes Ex-Presidente da República

“Vem imortaliza­r a figura mais importante da história do FC Porto. Faz-nos acreditar que vamos continuar a vencer”

Vítor Baía Vice-presidente do FC Porto

No resumo do documentár­io apresentad­o ontem, viu-se o candidato a admitir que já escreveu a Pinto da Costa como não escreveu ao pai. Líder teve reação forte e garantiu que “não abdica”.

A campanha para as eleições do FC Porto aquece de dia para a dia. Na apresentaç­ão do documentár­io sobre Pinto da Costa – Senhor Presidente, o campeonato de uma vida –, surgiu um excerto de André Villas-Boas que motivou uma reação dura do atual líder do clube. “Já escrevi ao presidente como não escrevi ao meu pai”, contou o ex-treinador e agora candidato, que mesmo após assumir a corrida já dedicou palavras de reconhecim­ento a Pinto da Costa, que vê como “o presidente dos presidente­s”. O que mudou? “Mudou ele, não ouviu? Se alguém mudou, não fui eu. Se fiquei surpreendi­do? A mim nada me surpreende. Só me surpreende se, um dia, a minha cadela me ferrar”, atirou o dirigente, à margem do evento, em Serralves. Incitado a dizer que “reparo” faria a este filho, atirou simplesmen­te: “Vai chamar pai a outro”.

Outra mensagem forte chegou no fim da apresentaç­ão da série, que pode ser vista na Prime Video. Pinto da Costa começou e terminou a intervençã­o bastante emocionado. “Continuare­i a lutar para que o FC Porto seja realmente aquilo que tem sido nos últimos 40 anos. Um clube dos sócios, dos amigos, de vitórias, um clube que pensa, sobretudo, em valorar a nossa cidade e o nosso país. É um momento difícil, mas para mim não há momentos difíceis. Há momentos em que nos devemos entregar de alma e coração e outros em que devemos abdicar. Mas eu não vou abdicar. Vou lutar para poder ser útil ao FC Porto, para dar alegrias aos sócios, sobretudo os que têm a vida mais desfavorec­ida, aos sócios anónimos, para que possamos ter muitas e muitas vitórias”, afirmou Pinto da Costa, garantindo que não tem noção de todas as pessoas que entraram na produção. “Vi isto hoje [ontem] pela primeira vez e não sei quem está e quem não está. As pessoas que falaram não foram escolhidas por mim”, esclareceu ao Porto Canal.

Passando para a atualidade da equipa, o presidente considerou que o FC Porto “merecia” ter continuado na Champions. “O Arsenal, que marca quatro, cinco e seis golos por jogo, em 200 e tal minutos só marcou um e num lance esporádico. Portanto, acho que o FC Porto merecia mais. Mas o que fez em termos de exibição e de postura foi muito gabado, pelo menos no estrangeir­o”, analisou, certo de que “Galeno seria tolo se não aproveitas­se a oportunida­de” do Brasil, depois de ter sido várias vezes pré-convocado por Portugal.

Chamado por Roberto Martínez foi Francisco Conceição e “é claro” que os dragões querem a continuida­de do extremo cedido pelo Ajax. “Ao que tem jogado, seria uma injustiça não ter sido chamado. Está um grande jogador, é jovem, pode ser muito útil à Seleção”, referiu Pinto da Costa. Por fim, no que resta competir, só há uma forma de pensar. “Temos de ganhar o jogo com o Vizela e, depois, pensar no jogo a seguir. Na Taça [de Portugal] dependemos só de nós, no campeonato não. Temos é de ganhar os nossos jogos e é o que queremos fazer”, concluiu.

“O presidente confunde-se hoje com o próprio clube e a sua história, porque 42 anos é o período mais glorioso do FC Porto”

Fernando Gomes CFO do FC Porto

“Continuamo­s a querer vencer com Pinto da Costa ou sujeitamo-nos a uma opção para não vencer mais”

António Oliveira Membro da Lista de Pinto da Costa

 ?? ?? Pinto da Costa discursou no lançamento do documentár­io que retrata a sua vida
Pinto da Costa discursou no lançamento do documentár­io que retrata a sua vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal