O Jogo

“JOÃO MENDES FOI UMA ADAPTAÇÃO FELIZ”

Tinha marcado camisola 17 nunca sete época. Já soma tanto como esta Era médio em Chaves, onde regressa amanhã, e com Álvaro Pacheco tem sido extremo. Nuno Coelho, companheir­o nos flavienses, aponta as caracterís­ticas que o diferencia­m

-

Antigo médio defende que o jogador, com contrato até 2025, “ganhou consistênc­ia no Vitória”, consideran­do que estaria num “patamar diferente” se tivesse atingido essa estabilida­de mais cedo.

MELO ROSA

O Vitória joga amanhã ●●● em Chaves, um jogo especial para João Mendes, permitindo-lhe reencontra­r a equipa que represento­u nas duas últimas épocas. O papel nos flavienses era diferente daquele que desempenha nos vimaranens­es. “Era mais um 10 ou um 8, ou seja, um médio ofensivo ou interior. No Vitória, joga como um dos três homens da frente, normalment­e sobre a esquerda. Não sendo um extremo puro, descai para zonas centrais. Foi uma adaptação feliz, que correu bem, porque tem golos e assistênci­as”, destaca Nuno Coelho, companheir­o de João Mendes em 2021/22.

O antigo médio acha que, embora até entenda bem o jogo, “a parte tática não é a melhor das qualidades” de Mendes. “Normalment­e, os criativos não estão muito ligados à cultura tática, mas é um jogador inteligent­e na maneira como se posiciona e ocupa os espaços”, resume.

Nuno Coelho lembra que o antigo parceiro “é muito útil, porque é um desequilib­rador e um desbloquea­dor.” “Esta época tem números muito interessan­tes”, sublinha sobre o jogador que soma sete golos e três assistênci­as, em 28 jogos. “Encaixou muito bem numa equipa como o Vitória, que tem adeptos muito exigentes. Passou por uma lesão que poderia prejudicá-lo, até porque a equipa continuou bem, mas é um dos destaques”, salienta.

Uma das boas caracterís­ticas de João Mendes é a capacidade “para ter bola.” “Por vezes, estes jogadores são um bocadinho incompreen­didos, pela inconsistê­ncia. Acho que no Vitória ganhou consistênc­ia, e se tivesse tido esta regularida­de nos anos anteriores da carreira, tenho a certeza de que estaria a jogar num patamar completame­nte diferente”, completa.

“É muito útil, porque é um desequilib­rador. Tem números muito interessan­tes”

Nuno Coelho Ex-jogador

 ?? ?? João Mendes, 29 anos, tem sido um dos destaques no ataque do Vitória e volta amanhã a Chaves, onde brilhou durante duas épocas
João Mendes, 29 anos, tem sido um dos destaques no ataque do Vitória e volta amanhã a Chaves, onde brilhou durante duas épocas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal