O Jogo

REEDIÇÃO DE FINAL AN

Duelo de onde saíram os dois últimos vencedores da prova milionária vai jogar-se nos quartos de final

- MIGUEL NUNES AZEVEDO

Real Madrid e Man. City medem forças pela terceira época consecutiv­a. Noutros campos há encontro entre portuguese­s no PSG-Barcelona e o carrasco do FC Porto defronta o Bayern.

Os oito finalistas da Liga dos Campeões ficaram ontem a conhecer o adversário da próxima ronda e também o que os pode esperar até à final. O sorteio ditou o reencontro entre Manchester City e Real Madrid, dois dos principais candidatos à conquista da prova, que se defrontam em eliminatór­ias pela terceira temporada consecutiv­a.

O duelo entre o campeão em título e o recordista da prova aconteceu por quatro vezes nas últimas cinco temporadas. Em 2019/20 os ingleses venceram a eliminatór­ia por 4-2 (dois triunfos por 2-1) e a vingança merengue chegou em 2021/22,nasmeias-finais,com um resultado de 6-5 (4-3 em Inglaterra e 3-1 em Espanha, comdireito­aprolongam­ento). Na temporada passada os citizens voltaram a colocar-se em vantagem nesta rivalidade recente com uma goleada expressiva por 5-1, com um empate a uma bola em Madrid e uma goleada por 4-0 em Manchester. De destacar ainda que, nestas duas últimas épocas, o duelo tem servido como uma final antecipada, já que o vencedor acabou por levantar o troféu no fim do percurso.

A situação foi alvo de ironia por parte de Txiki Begiristai­n, diretor desportivo do Man.

City.“Estamoscha­teadoscom estas bolas, é sempre o mesmo”, disse o dirigente na cerimónia, entre elogios ao rival, palavras que foram retribuída­s pelo Carlo Ancelotti. “É um rival que todos têm como favorito. Talvez sejam a melhor equipa da Europa atualmente”, rematou o treinador madrileno.

O vencedor deste duelo defrontará o Arsenal, carrasco do FC Porto, ou o Bayern Munique, que jogam entre si por um lugar na meia-final. Do outro lado do torneio estão os duelos entre At. Madrid e Borússia Dortmund e entre Paris Saint-Germain e Barcelona. A partida entre parisiense­s e catalães contará com vários portuguese­s nos dois lados do campo, com João Félix e João Cancelo a medirem forças com Vitinha, Danilo, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos, e será a reedição de uma rivalidade marcada por uma reviravolt­a histórica – em 2017, depois de uma derrota pesada por 4-0, os espanhóis venceram em Camp Nou por 6-1.

O campeão francês é favorito e vai procurar a redenção para uma partida em que contará com Mbappé, que foi elogiado pouco depois de ser anunciado o quadro de jogos. “É um grande jogador, o maior desequilib­rador no um contra um e um futebolist­a muito importante. Sabemos da qualidade dele e têm também o Dembélé, que esteve connosco e também é muito bom nos duelos. Vamos tentar contrariar as virtudes deles com o nosso futebol”, disse Ronald Araújo, defesa dos catalães, aos microfones da TV3.

A primeira mão dos quartos de final da Champions joga-se entre os dias 9 e 10 de abril, com o segundo jogo agendado para 16 e 17 do mesmo mês.

“Estamos chateados com estas bolas, é sempre o mesmo” Txiki Begiristai­n Diretor desportivo do Man. City

“É um rival que todos têm como favorito. Talvez sejam a melhor equipa da Europa atualmente”

Carlo Ancelotti Treinador do Real Madrid

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal