O Jogo

Portugal vai estrear equipa em Paris’24

Será a maior presença nacional de sempre na modalidade, com estafeta, dois atletas masculinos e dois femininos. Vilaça é candidato ao pódio

- CARLOS FLÓRIDO

Numa modalidade que vai para a sétima edição olímpica, esta será a sexta presença consecutiv­a de portuguese­s, agora com recorde, caras novas e de novo um candidato às medalhas.

Era esperado desde o cancelamen­to do triatlo de Abu Dhabi, no passado dia 8, devido ao mau tempo, e confirmou-se ontem: Portugal, que ocupava (e manteve) a nona posição no ranking de apuramento olímpico, vai ter uma estafeta em Paris’2024, estreia acompanhad­a de outra boa novidade, os quatro atletas da equipa também estarão nas provas individuai­s. O recorde de participaç­ão soma-se à expectativ­a gerada por Vasco Vilaça, quarto no ranking mundial e candidato a uma medalha.

Portugal já festejou uma medalha no triatlo olímpico, a prata de Vanessa Fernandes em Pequim’2008, e desde então apresentou cinco homens e mais uma mulher, Melanie Santos, em Tóquio’20. Um quinto lugar de João Pereira (Rio’16) e um nono de João Silva (Londres’12) foram os melhores resultados desde esse pódio, sendo provável que para Paris apenas Melanie repita a presença.

No ranking olímpico, Portugal tem Vasco Vilaça em quarto – já possui nove triunfos,

20 pódios e foi prata no evento teste de Paris –, Ricardo Batista em 31.º, João Silva em 49.º e João Pereira em 73.º. A escolha pode não ser simples – as provas individuai­s têm um limite de três atletas por país, se estiverem todos nos 30 primeiros do ranking –, mas foram os jovens Vilaça e Batista a entrar na estafeta que conseguiu a prata na etapa da Taça do Mundo de Napier, na Nova Zelândia, resultado decisivo para a subida na tabela. Entre as mulheres estavam Melanie Santos (61.ª na tabela olímpica, 39.ª na mundial) e

Maria Tomé (81.ª e 66.ª, respetivam­ente), escolhas quase incontorná­veis.

Competindo as provas individuai­s a 30 e 31 de julho, a estafeta olímpica, em que cada

atleta faz 300 metros a nadar, 6,8 quilómetro­s de bicicleta e dois a correr, realiza-se a 5 de agosto e Grã-Bretanha, Alemanha, França e Nova Zelândia serão favoritos.

 ?? ?? Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé no feito histórico
Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé no feito histórico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal