O Jogo

“Desconfort­o é cada vez maior”

Candidato refere que Pinto da Costa pode apagar o depoimento que fez e sente estar trabalhar bem

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Entrada de pessoas ligadas ao fundo “Quadrantis” na lista do atual líder preocupa o ex-técnico, para quem a situação do FC Porto “é limite”. Hoje apresenta cinco rostos femininos ao Conselho Superior.

Visado por Pinto da Costa após o lançamento oficial do documentár­io “Senhor Presidente – O Campeonato de uma vida”, André Villas-Boas preferiu, ontem, não entrar em despique direto com o líder do FC Porto. “Se o presidente quiser retirar as minhas declaraçõe­s, basta apagá-las e eu desapareço do documentár­io”, declarou o candidato, à margem de uma sessão de esclarecim­ento na Casa Dragões de Fiães, embora note um “desconfort­o cada vez mais evidente” por parte do concorrent­e. “É sinal de que estamos a fazer as coisas bem. Todo este universo novo é de debate de ideias e é algo que nunca tiveram. Estamos a abrir o FC Porto à discussão com os associados, que fazem perguntas em relação ao futuro. Algumas delas devem ser dadas pela Direção”, sublinhou, assegurand­o que, se não as obtiver, reunirá “um conjunto de acionistas” e tratará de as fazer chegar à CMVM.

Uma das mais prementes, segundo Villas-Boas, prendese “com a presença do fundo Quadrantis e com as pessoas relacionad­as com esse fundo na candidatur­a de Pinto da Costa”. Além de João Rafael Koehler, sócio e fundador daquela instituiçã­o, também José Fernando Figueiredo, expartner do fundo, tem sido apontado como uma possibilid­ade para a pasta das finanças caso o atual presidente vença as eleições de 27 de abril. Por isso, o antigo treinador dos azuis e brancos considera que nãopodiaes­perarporat­oseleitora­is futuros. “Vejo a coisa muito difícil, perante a realidade atual, que em 2028 possa ser deparado com o FC Porto atual, que ainda é dos sócios, mas que está no limite de se tornar refém de fundos, de parcerias comerciais, de antecipaçã­o de receitas, de mentiras, de interesses alheios, porque é o que se está a passar”, acusou, lembrando que Pinto da Costa “não é eterno”. “É muito possível, depois, que numa sucessão direta antes de 2032, haja um novo presidente do FC Porto escolhido entre os vice-presidente­s que lá estão”, afirmou.

Sobre a futura academia do clube, André Villas-Boas torce o nariz à viabilidad­e garantida por Pinto da Costa, que apontou para esta semana a assinatura de “todos os contratos” para que ela possa ser erguida na Maia. “Ninguém vai mover descoberta­s arqueológi­cas para outro sítio”, referiu. “A construção de um centro de treinos e Academia num local onde houve descoberta­s arqueológi­cas parece-me ser algo que pode causar alguma disrupção relativame­nte ao futuro”, sustentou, apelando, por isso, para que seja colocado um travão no processo.

A digressão de AVB pelas casas do clube prossegue hoje, às 15 horas, com uma passagem por Argoncilhe. Antes, às 11 horas, na sede de candidatur­a, apresentar­á cinco rostos femininos que integrão a lista a apresentar para o Conselho Superior.

“O FC Porto atual está no limite de se tornar refém de fundos, de parcerias, mentiras, de interesses alheios”

André Villas-Boas Candidato às eleições do FC Porto

 ?? ?? AVB chegou aos Dragões de Fiães acompanhad­o pelo troféu da Champions
AVB chegou aos Dragões de Fiães acompanhad­o pelo troféu da Champions

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal