O Jogo

CITAÇÕESDA­SEMANA

-

Após décadas a deitar dardos a adversário­s externos, Pinto da Costa segue de língua afiada mas agora ao ataque ao principal rival na corrida à presidênci­a do FC Porto.

E no caso de Galeno, que esteve um ano sob observação mas nunca foi chamado, a convocatór­ia do Brasil, onde nasceu, fez bater mais forte o coração do extremo do FC Porto.

por

Opúblico, por norma e obrigação derivada de falta de educação desportiva, de forma quase global, “odeia” os árbitros. Não se estranha, pois, os árbitros fazerem inimigos mais depressa do que o diabo esfrega o olho. Não obstante existirem meritórias e dignas exceções, pode entender-se a gente dedicada ao futebol como inimigo implacável e completame­nte destituído de escrúpulos por influência de absoluta cegueira sectária que não lhes permite compreende­r que aos oficiais de jogo cabe a obrigação de, com conhecimen­to e sensatez (assim se deseja…), de modo equidistan­te, livre e independen­te, decidirem as situações, em seu entendimen­to, faltosas, devendo manterem-se à parte de súplicas e que os desejos mais caros ao coração dos adeptos, sejam completame­nte ignorados. Em geral, quando um árbitro, que se preza, olha ao seu redor à procura de alguém digno do seu esforço e dedicação, depara-se com uma imensidão de cidadãos insensatos, acolitados no grupo, aviltantes da sua pessoa e dispostos a invetiválo e agredi-lo de todas as formas ao seu alcance, e sabe que de qualquer um deles não poderá esperar apoio, pois, qualquer um daqueles, apesar de fortes e vigorosos, perante a catarse vivida durante noventa minutos, despojados que são de capacidade para sentir o sofrimento dos demais, não são homens, ainda que possam andar em cima de duas pernas. O supra exposto poderá ser entendido como excessivo, mas, quando semanalmen­te se lê e ouve acontecere­m situações impróprias de gente civilizada, incapaz de respeitar e compreende­r o próximo, embora se admita poderem ser seres inteligent­es, há que admitir não passarem de uma inteligênc­ia que não estabelece ligação com o mundo.

António Pires

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal