O Jogo

Kokçu riscado e vai ser multado

Schmidt promete falar com o médio quando este voltar da seleção sobre a entrevista que o colocou “numa situação difícil”

- VÍTOR RODRIGUES Roger Schmidt Treinador do Benfica

Treinador explicou que depois das críticas proferidas pelo médio “não podia estar na equipa”, justifican­do assim a sua não convocação para o Casa Pia. Também Rui Costa e a SAD não perdoam o jogador.

Roger Schmidt assumiu não ter lido neste sábado a entrevista concedida por Kokçu ao jornal “De Telegraaf ”, em que criticou de forma explícita o treinador encarnado, e que o iria fazer depois da conferênci­a de Imprensa. A reação não demorou e o técnico, com acordo total do presidente Rui Costa e da estrutura que gere o futebol benfiquist­a, estão já a responder às ondas de choque. Como primeira medida, o médio turco foi riscado dos convocados quando se apresentou na concentraç­ão e, sem qualquer informação oficial do Benfica, não seguiu viagemonte­mparaRioMa­ior, cidade onde joga o Casa Pia.

O camisola 10, entre outras consideraç­ões, afirmou que o treinador não o valoriza, criticou as substituiç­ões de que foi alvo e a passagem pelo banco de suplentes em alguns jogos e, sobretudo, a opção tática que o obriga a desempenha­r inúmeras tarefas, nomeadamen­te defensivas. Kokçu ficou mesmo de fora da convocatór­ia, antes da paragem para compromiss­os das seleções, voltando o campeonato dentro de duas semanas. Este período será aproveitad­o pela cúpula da SAD para determinar, em definitivo, a extensão do castigo que será aplicado ao jogador, não apenas pela entrevista que concedeu sem estar autorizado, mas também pelo seu conteúdo muito crítico.

O jogador de 23 anos deverá ser mesmo multado, embora issoimpliq­ueumproces­sodiscipli­nar interno, mas o afastament­o dos relvados irá ainda ser avaliado. Certo é que Rui Costa e seus pares tentarão perceber qual será a melhor solução para também não desvaloriz­ar um ativo que implicou um investimen­to total de 29,4 milhões de euros, fazendo do internacio­nal turco a contrataçã­o mais cara da história do Benfica e do futebol português.

Se Roger Schmidt afirmou anteontem não ter lido a entrevista, ontem reconheceu que já está ao corrente das declaraçõe­s, mas assume não ter ainda falado com o médio. “Não podia ser convocado depois daquela entrevista. Li o que ele disse, mas ainda não falei com ele. Vou falar depois da seleção. O mais importante é que esta entrevista não se adequa ao que é o Kokçu. É um pouco incompreen­sível. Gosto dele como jogador e como homem. Tem muitos jogos, marcou golos e fez assistênci­as. Vou ter de falar com ele”, afirmou o alemão na conferênci­a de Imprensa.

Schmidt considera que esta situação “não é bom para a equipa, para o clube e para ele, especialme­nte. Coloca-o numa situação difícil, mas agora é tarefa de todos trazê-lo de volta e mostrar que pode ser útil. A equipa precisa dele”, atirou o técnico germânico. “Não sei o que se passou. Já fez tantos jogos no Benfica e agora essa entrevista do nada. Não estamos contentes”, afirmou antes, na entrevista rápida à Sport TV.

“O mais importante é que esta entrevista não se adequa ao que é o Kokçu. É um pouco incompreen­sível”

“Não é bom para a equipa, para o clube e para ele, especialme­nte. Coloca-o numa situação difícil”

 ?? ?? Kokçu não foi chamado para o Casa Pia e vai ter de explicar-se quando voltar da seleção
Kokçu não foi chamado para o Casa Pia e vai ter de explicar-se quando voltar da seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal