O Jogo

Hasta pública decidida hoje

Executivo da Câmara da Maia reúne-se para deliberar sobre os terrenos pretendido­s pelo FC Porto

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Aprovação terá de ser ratificada em Assembleia Municipal, marcada para o dia 25, levando a que o período para apresentaç­ão de ofertas termine na semana anterior às eleições do FC Porto. Preço base: 3,36 M€.

O processo burocrátic­o para a compra dos terrenos detidos pela Câmara da Maia que o FC Porto precisa para a construção da academia para a formação deve avançar hoje mais um pouco. O executivo maiato, liderado por António Silva Tiago, tem prevista uma reunião ordinária para deliberar sobre a alienação em hasta pública da área de 140.625 m² de terreno desejada pelos dragões, cujo valor base de licitação será de 3,36 M€. Merecendo a aprovação, como esperam os azuis e brancos, a proposta terá depois de ser ratificada em Assembleia Municipal, que ocorrerá apenas na próxima segunda-feira. O período de licitação, porém, só arrancará depois da decisão ser publicada em Diário da República e, a partir dessa data, levará 20 dias seguidos até terminar. Assim, somente na semana anterior às eleições do clube, marcadas para 27 de abril, se saberá se os portistas foram

bem sucedidos.

A obra prometida por Pinto da Costa para albergar a formação do FC Porto tem sido motivo de um forte debate nas últimas semanas, na sequência de um “parecer desfavoráv­el” da Comissão de Coordenaçã­o Regional do Norte (CCDRN), devido a descoberta­s arqueológi­cas na zona. Contudo, tais achados não são caso único naquela cidade do Grande Porto e, à semelhança do que sucedeu com outras obras no passado, também não deverão inviabiliz­ar esta. Apesar de tudo, colocarão algumas condiciona­ntes no desenvolvi­mento do projeto a apresentar pelo arquiteto Manuel Salgado,

que terá ainda de passar pelo escrutínio camarário, como é vulgar acontecer numa construção, antes das máquinas receberem autorizaçã­o para passar ao terreno.

Como foi divulgado durante a cerimónia dos Dragões de Ouro, em setembro, o objetivo do FC Porto passa por construir um complexo com nove campos relvados com dimensões oficiais, quatro deles com bancadas capazes de receber até 400 espectador­es, e um de futebol de 7. A isto juntar-se-á um estádio com capacidade para 2500 pessoas e edifício com 70 quartos duplos, auditório e balneários, entre outras valências.

 ?? ?? Imagens do projeto divulgadas pelo FC Porto em setembro, nos Dragões de Ouro
Imagens do projeto divulgadas pelo FC Porto em setembro, nos Dragões de Ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal