O Jogo

“Sinto-me muito bem a central”

Danilo adivinha “muitas dores de cabeça” para Roberto Martínez, a quem passa a bola das decisões

-

Trinco de raiz, o jogador do PSG habituou-se ao eixo da defesa nos últimos anos. Agora, assegura, já não lhe faz diferença atuar numa ou outra posição. Concorrênc­ia feroz por uma vaga resulta de “fase boa”.

Pode dizer-se que, salvo ●●● algum imprevisto, Danilo Pereira será um dos jogadores com presença praticamen­te carimbada no Euro’2024, mas elaborar a lista final será tarefa dura para Roberto Martínez, reconhece o médio, agora mais... defesa-central.

O Danilo vai chegar ao Euro’2024 como médio defensivo ou central?

—É o que o treinador precisar. O nosso selecionad­or improvisa muito em termos táticos e tem muitas ferramenta­s nesse sentido. Tanto podemos jogar numa linha de cinco defesas como numa linha de quatro. Também podemos fazer uma linha de cinco híbrida, com um médio fazer de central e vice-versa. Estou preparado para as duas posições, como já tenho vindo a fazer ao longo da minha carreira. Não é algo que me incomode, estou habituado e bem preparado.

Mas em que posição se sente mais confortáve­l? —Nesta fase já não sinto que haja uma posição que me sinta mais confortáve­l.Vou aprimorand­o com experiênci­a e tempo de jogo. Neste momento, sinto-me muito bem a central e, se tiver de jogar médio defensivo, também estou bem preparado.

Como olha para a concorrênc­ia por um lugar nos 23 para o Europeu?

—Vai ser uma dor de cabeça, não só para nós, mas para o selecionad­or também, porque vemos a lista com os 25 ou 26 que costumam ser chamados e há nomes de alto calibre que ficam de fora. Perguntamo­s como é possível, não é? Portugal está numa fase tão boa nesse aspeto que muitos bons jogadores ficam de fora, mas é algo com que temos de lidar. Pode calhar qualquer um de nós ficar de fora, porque só vão ser 23 e esses serão os melhores para representa­r Portugal.

Sentem que o grupo já está, de certa forma, fechado? Ou há espaço para surpresas?

—Há sempre espaço para surpresas, para alguém se mostrar. O intuito desta última convocatór­ia [com 32 jogadores] foi mesmo esse. Analisar, saber qual o contexto desses jogadores a nível de seleção e acho que vai baralhar um pouco as contas do selecionad­or. Ele vai ver que há muitos jogadores que talvez não tenham estado tanto tempo na Seleção que têm um nível bastante bom para competir a este nível. O que queremos é elevar a competitiv­idade e mostrar que todos estão preparados para este tipo de prova.

Joga com Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos no PSG. Vão estar os quatro no Europeu?

“Selecionad­or vai ver que há muitos jogadores que não estiveram tanto tempo na Seleção e têm bom nível” Danilo Pereira Jogador do PSG e de Portugal

—Acredito que sim, porque são jogadores que, para lá das valências que têm, são bons trabalhado­res. Sabem que qualidades físicas e mentais têm. Estão preparados para este nível de seleção. Acho que estarão os três no Europeu, se tudo correr bem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal