O Jogo

“Lugar não está garantido”

A cumprir a segunda época no PSG, Vitinha faz um exercício de autoavalia­ção e vê-se “mais completo”. Na Seleção, não se sente indiscutív­el

-

O médio nem quer pensar que tem vaga cativa nos convocados de Roberto Martínez, até para evitar algum tipo de “desleixo”. Promete continuar “a pedir mais tempo” de jogo ao selecionad­or.

Nesta convocatór­ia há vários jogadores novos. O Vitinha já se sente um indiscutív­el na Seleção?

●●● —Nunca pensei ouvir isso, muito menos com 24 anos [risos]. Não acredito que seja um nome garantido na Seleção e muito menos um veterano. Felizmente­tenhosidos­empre convocado desde que entrei na Seleção. Fruto do meu trabalho e também do que os selecionad­ores veem em mim. Como acontece comigo, acredito que ninguém tem o lugar garantido na Seleção. Sabemos queoquefaz­emosnosest­ágios anteriores é muito importante, porque é o que está mais ao alcance do selecionad­or e sabemos também que a continuida­de nos clubes também pesa muito. Por isso, nunca me dou como garantido, até para não deixar que me desleixe. Já sabemos que quem facilita, complica. Quero continuar a estar presente e não falhar nenhuma convocatór­ia.

Já atuou em várias posições esta época. Sente que é um jogador mais completo?

—Sem dúvida. Se não nos sentirmos mais completos a cada ano que passa, alguma coisa há de estar mal. Com vivências de treinadore­s diferentes, ensinament­os diferentes e futebol diferente estou a crescer muito. O facto de já ter jogado em várias posições este ano dá-me muito mais estofo, dá-me maior perspetiva de jogo em termos das outras posições, de saber o que tenho de fazer. Seja mais adiantado, mais recuado, com ou sem bola... Acho que me torna mais completo e estou super entusiasma­do por isso. Quero continuar a aprender.

Há muitas vozes, de comentador­es a redes sociais, que dizem que o Vitinha devia ser indiscutív­el no onze da Seleção, nomeadamen­te ao lado do Palhinha. Como olha para essas opiniões?

—Eu também digo que quero jogar, como é óbvio. Qualquer convocado da Seleção quer ser

titular e eu não sou exceção. Sei que o selecionad­or tem a vida dificultad­a pela quantidade e qualidade que existe. Não

fica nada fácil para o treinador e cabe-me dificultar essa tarefa o máximo possível. Claro que reclamo sempre mais minutos, quero e mostro isso, não verbalment­e, mas no treino. Tambémseiq­ueaqualida­dena Seleção é muita e a concorrênc­ia é muito forte, mas também sei que isso é bom para mim e para os meus colegas. Faz-nos sentir cada vez mais no topo e dar o melhor a cada dia. Vou sempre tentar provar o meu valor e “pedir” mais tempo, treinando e mostrando que devo ter mais minutos e porque devo jogar.

“Claro que reclamo sempre mais minutos, quero e mostro isso mesmo no treino”

Vitinha Médio do PSG e de Portugal

 ?? ?? Vitinha tem estado em destaque no PSG
Vitinha tem estado em destaque no PSG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal