O Jogo

Caos instalado pela Academia

FC Porto e vereador socialista da Maia com versões diferentes sobre o detentor dos terrenos privados

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Membro do executivo afirmou que a empresa ABB terá adquirido uma parcela de terra destinada à obra através da imobiliári­a Irmãos Borges II e que João Koehler e Pedro Pinho estariam envolvidos.

●●● A parcela de terreno privado necessária para a construção da academia do FC Porto já dá que falar por causa do comprador. O caso surgiu ontem, durante a reunião do executivo da Câmara Municipal da Maia, na qual Francisco Vieira de Carvalho disse ter conhecimen­to de que a empresa ABB, de Gaspar Borges, adquiriu aquela área e que João Koehler e Pedro Pinho também estariam no negócio. O FC Porto, contudo, garantiu, em comunicado, que as declaraçõe­s daquele vereador do Partido Socialista“são falsas ”. Mas vamos por partes.

A intervençã­o de Francisco Vieira de Carvalho, que motivou uma resposta enérgica por parte do presidente da edilidade, António Silva Tiago, e do vereador da coligação PSD/ CDS, Mário Neves, começou com a garantia de que a única certeza que tem sobre os terrenos é de que o “uso vai ser da FC Porto SAD”. “Quem vai ser o dono, quem faz a construção e quem arrenda, pelo que tenho visto eé público, não é o FC Porto, são pessoas externas. As pessoas que estão em cima desta compra é a empresa ABB, de Braga, de Gaspar Borges, embora tenha comprado com uma empresa de imóveis que se chama Irmãos Borges II–por acaso tenho o registo em minha posse. Por isso, tudo o que andam a dizer de que as máquinas já entraram é confuso para nós, Câmara, e para mim enquanto autarca, porque depois vou lá e não correspond­e ”,afirmou Vieira de Carvalho, dizendo saber que existem mais “duas pessoas envolvidas neste processo ”.“Umé o novo candidato a ‘vice’ do FC Porto, João Ko eh ler, queé um distinto gestor da praça, no Porto. Depois, há um outro empresário que tem estado muito ativo, também muito conhecido junto do FC Porto, que é Pedro Pinho, que também, pelos vistos, estará aqui com o [Gaspar] Borges e com o Koehler para que isto seja feito”, declarou.

O depoimento daquele autarcafoi contrariad­o pela sociedade portista ao início da noite, num comunicado em que não deixa margem para dúvidas sobre quem vai deter o pedaço de terra em questão. “Os terrenos e a futura Academia do FC Porto não serão arrendados. Serão propriedad­e do FC Porto”, esclarece a administra­ção, vincando também que “é falso que João Rafael Koehler e Pedro Pinho tenham qualquer participaç­ão no negócio”.

 ?? ?? É este o espaço para a academia do FC Porto, na cidade da Maia
É este o espaço para a academia do FC Porto, na cidade da Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal