O Jogo

TIAGO SILVA MARCA E VIRA AMULETO

Quatro dos cinco golos que assinou valeram vitórias. A exceção foi o empate contra o Benfica, num jogo em que a equipa jogou com menos um desde os 64’

-

Especialis­ta na cobrança de penáltis, converteu 21 dos 24 pontapés que teve à disposição. Esta época já marcou sete golos e fez quatro assistênci­as em todas as provas, um recorde na carreira.

MANUEL CASACA

Quando Tiago Silva marca, ●●● isso é quase sempre sinónimo de vitória, e a história repetiu-se em Chaves. O médio converteu uma grande penalidade de forma irrepreens­ível, com um gesto técnico perfeito, garantindo a conquista de três pontos. Foi o quinto golo que carimbou no campeonato, depois de ter marcado, e dado a vitória à equipa, contra Gil Vicente (2-1), Sporting (3-2) e Rio Ave (1-0), todos em Guimarães.

O único jogo em que marcou e o Vitória não ganhou aconteceu a 11 de fevereiro, contra o Benfica. A equipa de Álvaro Pacheco empatou (2-2), num jogo em que teve de atuar com menos um, devido à expulsão de Borevkovic, aos 64’.

Dos cinco golos que assinou no campeonato, quatro foram de grande penalidade. A exceção aconteceu na receção ao Gil Vicente. Marcou um canto direto, contribuin­do para a reviravolt­a no marcador, num jogo em que Paulo Turra ainda estava a chegar ao clube para substituir Moreno Teixeira, o treinador que, na última jornada, em Chaves, foi vítima da pontaria do médio de 30 anos. O golo em Trás-os-Montes foi o sétimo em todas as competiçõe­s na presente temporada: aos cinco na I Liga juntou dois na Taça de Portugal, diante de Gil Vicente e Länk Vilaverden­se.

A esses sete golos junta ainda quatro assistênci­as, o que faz desta a melhor época de Tiago Silva. Em matéria de golos superou o registo alcançado na temporada passada, no Vitória, e em 2016/17, no Feirense, igualando o que fizera, em 2012/13, no Belenenses. A diferença é que, nessa época, estava na II Liga e não registou nenhuma assistênci­a, ao contrário do que tem feito esta temporada,comquatrop­asses para golo dos companheir­os.

Especialis­ta na marcação de grandes penalidade­s, converteu 21 das 24 que teve à disposição, falhando apenas três, contra o Vizela (2023/24), Chaves (2016/17) e Lech Poznan (2015/16).

Ao todo, são já 48 golos como profission­al: 2020/21 foi a única época em que ficou em branco. Estava no Olympiacos,

então treinado por Pedro Martins, e não faturou, em 21 jogos. Foi também a temporada em que teve menos utilização como sénior. Bem diferente tem sido a vida no Vitória. Soma 96 jogos em três épocas e só não chegou facilmente aos três dígitos porque a folha disciplina­r não deixou. Esta época,porexemplo,jáviusete cartões amarelos e um vermelho, contra o Moncarapac­hense, na Taça de Portugal, que lhe valeu castigo de três jogos.

Em 12 épocas como profission­al, Tiago Silva, de 30 anos, só não marcou na temporada de 2020/21, nos gregos do Olympiacos, o clube em que foi menos utilizado na carreira

 ?? ?? Esta já é a melhor época da carreira de Tiago Silva: soma sete golos e quatro assistênci­as, em todas as competiçõe­s
Esta já é a melhor época da carreira de Tiago Silva: soma sete golos e quatro assistênci­as, em todas as competiçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal