O Jogo

Grão a grão...

- André David * Treinador com 145 jogos no CdP, coordenado­r técnico da AF Vila Real

Com apenas oito golos sofridos no campeonato, o Lusitano de Évora, se não é a melhor de defesa de todos os campeonato­s nacionais, andará lá perto. A equipa de João Nivea não perde desde 12 de novembro e apenas foi derrotada por duas vezes ao longo do campeonato. É terceiro classifica­do da Série D e ainda sonha com a fase de subida, embora me pareça pouco provável.

João Nivea é um jovem que vive a sua quarta época como treinador principal, após vários anos como adjunto no Campeonato de Portugal e na II Liga. Com um trabalho consistent­e, este poderia ter sido o seu ano de afirmação se tivesse uma pontinha de sorte durante o campeonato. A equipa do Lusitano de

No momento ofensivo, o Lusitano é equipa prática

Évora, defensivam­ente em 3x4x3, paciente, confortáve­l sem a posse de bola, procura agrupar-se e defender junta, num bloco médio/baixo, na procura de explorar o espaço nas costas da linha defensiva. No momento ofensivo são uma equipa prática, com os três avançados a alternar movimentos de apoio e profundida­de, chegando facilmente ao último terço e evitando perdas de bola nas fases de construção e criação, não se expondo ao contra-ataque adversário. O plantel tem uma espinha dorsal experiente e é fisicament­e possante, com jogadores tarimbados nas ligas profission­ais, bem como na Liga 3, que garantem a estabilida­de da equipa. Entre eles estão o guarda-redes Marcelo, os defesas-centrais Tiago Palancha e Cassiano, os médios Guilherme e Rafa Pinto, o “mágico”, e Nhaga e Davou no setor ofensivo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal