O Jogo

Seleção precisa de investimen­to

Pedro Gonçalves queixa-se da falta de recursos e destaca a “destreza motora” dos angolanos

-

Com um desempenho positivo na última CAN, prova maior do continente africano, na qual chegou aos quartos de final, o sele cio na dor de Angola, Pedro Gonçalves, queixou-se ontem da falta de recursos financeiro­s para realizarda melhor forma o trabalho que desenvolve desde agosto de 2019.

“As principais dificuldad­es são mesmo as de haver, no fundo, poucos recursos afetos à seleção. E o cidadão comum, interpreta­ndo que Angola é um país cheio de potencial e também com grande capacidade de recursos, não compreende muito bem como é que a sua seleção principal tem estas dificuldad­es”, afirmou ontem à agência Lusa um técnico que vai tentar apurar os Palancas Negras para o Mundial de 2026 – Angola é quarta no Grupo C, com dois empates em dois jogos.

Apesar das dificuldad­es materiais, Gonçalves destaca o capital humano com que tem lidado. “O jogador angolano é dotado de uma destreza motora inigualáve­l, de uma disponibil­idade e de uma alegria contagiant­e”, afirma, salientand­o que um dos principais desafios é o de “encontrar um compromiss­o com a descontraç­ão, com a alegria e com o sentimento de diversão que, para um africano, tem de estar sempre presente”.

O técnico português lembra depois que as dificuldad­es financeira­s no futebol são reflexo de uma crise de âmbito mais geral. “Há bastantes [dificuldad­es financeira­s], até porque Angola é um país com muita vitalidade e com muito poderio financeiro, mas que tem vindo a atravessar uma crise”, disse, à margem do Fórum da Associação Nacional de Treinadore­s de Futebol (ANTF).

 ?? ?? Pedro Gonçalves elogia os jogadores angolanos
Pedro Gonçalves elogia os jogadores angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal