O Jogo

Borges está firme no trilho olímpico

Bicampeão no Arizona, reforçou candidatur­a aos Jogos de Paris e o melhor está para vir

- MANUEL PÉREZ

Dar ainda mais valor à própria história foi o que Nuno Borges fez ao repetir, em Phoenix, o título alcançado há um ano, no primeiro torneio da nova categoria 175 do Challenger Tour, considerad­o um mini evento do circuito maior. A defesa dos 175 pontos acabou por ser a maior conquista do Lidador e a corrida aos Jogos Olímpicos segue sem desvios, sendo o 50.º em 56 entradas diretas. As definitiva­s serão conhecidas no dia 12 de junho, no ranking pós-Roland Garros.

Antes de iniciar a campanha na América do Norte, Borges lembrava, via O JOGO, que ter “muitos pontos a defender é uma pressão acrescida”. Ao ser agora confrontad­o com o facto de gritar ao festejar, soltando a ansiedade e a pressão, confirmou: “Foi um alívio gigante e muita felicidade!”.

A vitória sobre Matteo Berrettini (7-5, 7-6), na final, foi o culminar da semana que começou “sem boas sensações”. Foi“ganhando confiança, com o desenrolar do torneio” e ficou “impression­ado” pela forma como soube “lidar com a adversidad­e”. O ano ainda vai no terceiro mês, arrancou auspicioso com os oitavos de final no Open da Austrália e o melhor nível de jogo da carreira, importando saber se agora está igual ou melhor. “São torneios diferentes e tive de procurar novas soluções, mas eu era o mesmo e senti-me muito bem em Melbourne, por isso é difícil comparar. Mas, realmente, estou a jogar bem e no meu melhor nível”, diz.

Amanhã, Borges estreia-se no Masters de Miami, ante o australian­o Jordan Thompson. Éa última etapa americana, após Delray Beach, Los Cabos, Acapulco, Indian Wellse Phoenix, vencendo oito de 12 encontros e somando 260 pontos na defesa de quase 350.

 ?? ?? Nuno Borges bisou no maior Challenger do circuito
Nuno Borges bisou no maior Challenger do circuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal