O Jogo

Gyokeres, o teste ideal para a Seleção

O poderio físico do avançado sueco, que parece no auge da forma, vai submeter a um exame exigente a equipa de Roberto Martínez, com tempo para se preparar para a competição a sério no Europeu.

- João Araújo joao.araujo@ojogo.pt

1 Danilo, que nos concedeu a interessan­te entrevista com que abrimos o jornal, mas também Cancelo, Vítor Pereira, Fredrik Soderstrom e até Pedro Santana Lopes - fez uma pausa na política! - dedicaram parte dos respetivos dias a contribuir para a longa lista de encómios ao poderio e impacto de Gyokeres no futebol português. Para nem falar da alegria do Gondomar, que acolheu o treino do goleador dos leões e restante seleção sueca. Esses elogios não poderiam ter chegado em melhor momento. Se é verdade que se proporcion­aram graças à paragem de campeonato­spara jogos de seleções, dá-se a coincidênc­ia de a portuguesa ir defrontar quinta-feira a da Suécia, de que o “panzer” dos leões é maior candidato a imagem de marca, após o adeus de Ibrahimovi­c. E depois de uma qualificaç­ão imaculada para o Euro’24 da Seleção Nacional, perante adversário­s de valor inferior, Gyokeres é o teste certo. A força física com técnica, velocidade, capacidade de esticar jogo e a permanente atenção que exige permitirão ver os defesas lusos num simulacro real de competição. É que o sueco faz lembrar a célebre anedota sobre rapidez, porque está em todo o lado. Não estava?

2 Joaquim Santos foi, para quem seguiu a carreira, uma figura ímpar do desporto português. Teve o talento ironicamen­te injustiçad­o pelo trágico acidente no Rali de Portugal de 1986, que somado a outros, como o de Toivonen, acabariam com os carros de Grupo B e aumentaria­m a segurança na modalidade. Além da televisão, os feitos de Quim Santos eram “vistos” pelos jornais, uma outra época, que ontem também morreu um bocadinho.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal