O Jogo

AMBIÇÃO E HUMOR

CONFERÊNCI­A Bernardo e Jota, a dupla de Silvas deste grupo, dizem que é para ganhar: se um quer o Europeu, o outro deseja consolidar-se na equipa

- RODRIGO CORTEZ

Habituado a ganhar troféus no Manchester City, o médio não entra em falsas modéstias quanto à prova do próximo verão. O avançado vimaranens­e quer minutos e promete dar tudo para contar.

Lado a lado na sala de imprensa da FPF, Jota Silva e Bernardo Silva falaram ontem aos jornalista­s, destacando este último a energia que os mais jovens têm acrescenta­do a este grupo. “É uma alegria receber os mais jovens e ver a energia com que treinam e jogam. Até me sinto velhote a ver a força com que vêm”, disse, entre risos. “Mas é isso que precisamos, dessa energia nova que têm trazido e que é muito positiva”, acrescento­u.

E, de facto, não podia ser uma frase mais apropriada perante o jovem que estava a seu lado: Jota Silva transpira ambição em conseguir afirmarse neste grupo. “Vim para desfrutar, mas com muita ambição. Quero minutos e quero provar que não é uma passagem, que é uma certeza e que vim para ficar. A minha vinda é fruto do trabalho que se faz no Vitória de Guimarães e da grande qualidade que os jogadores portuguese­s têm”, declarou o avançado dos vimaranens­es.

Mas Bernardo também não se mostrou menos ambicioso quando se falou na presença de Portugal no próximo Europeu. “Temos uma geração cada vez mais jovem, com muita energia, com muita ambição para tentar lutar pelo título, que é o que nós queremos”, disse.

Foi ainda elogiada a gestão

“Grealish” para levar para o City

Confrontad­o com eventuais parecenças entre Jota Silva e Jack Grealish, seu companheir­o de equipa no Manchester City, Bernardo Silva respondeu com humor. “Vou mandar uma selfie ao Jack. E levo o Jota Silva para enganar o Guardiola”, comentou o médio, reconhecen­do em seguida: “Por acaso é engraçado, realmente eles têm parecenças.” Jota aceitou a embalagem e acrescento­u: “Vou aproveitar a boleia para Manchester...” Mas Bernardo deu ainda outra prova de que não se envergonha no que toca ao humor. Quando lhe perguntara­m se o colega do lado já tinha sido praxado na Seleção, atirou: “Ainda não foi praxado, mas tem cara de quem canta muito bem. E de quem dança bem, também…” de Roberto Martínez, que dividiu os 32 convocados em três grupos, permitindo que vários deles façam apenas um dos dois jogos. Bernardo, por exemplo, deve jogar apenas com a Suécia. “É bom ter uns dias para relaxar, para esquecer um pouco um futebol e depois avançar para os últimos três meses de clube com toda a energia. É fantástico para dar descanso e não chegarmos desgastado­s na parte emocional ao Europeu”, disse.

Jota Silva, por sua vez, admitiu que Cristiano Ronaldo é o seu ídolo, respondend­o depois, quando lhe perguntara­m se já tinha acordado do sonho de representa­r Portugal: “Já acordei, sim (risos). Sempre tive esse objetivo, sei o quão difícil é entrar no grupo, mas sempre acreditei que era possível cá chegar. Agora é aproveitar e dar boa resposta.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal