O Jogo

Seniores femininos para criar até 2028

Lista liderada por Pinto da Costa apresentou três propostas para as modalidade­s. Futsal e surf estão em estudo. Mulheres terão mais equipas

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Presidente portista afiança que a futura equipa “lutará todas épocas por títulos”, numa modalidade em que os rivais no masculino têm dominado. Futsal arrancará “de forma célere” quando a análise terminar.

Antes de Pinto da Costa se apresentar hoje (21 horas), no auditório da Escola Secundária de Rio Tinto, para uma conversa com os adeptos, alista liderada pelo presidente do FC Porto anunciou mais três medidas que pretende aplicar no próximo quadriénio se vencer as eleições do clube, a 27 de abril. O foco do comandante dos dragões virou-se agora para o campo desportivo, com as modalidade­s e o futebol feminino em destaque. A segunda, recordese, é condição obrigatóri­a da UEFA para um clube ter autorizaçã­o para participar nas competiçõe­s europeias, mas a lista “Todos pelo Porto” não quer ficar pelas atuais equipas de sub-13 e sub-15, que seriam suficiente­s para cumprir os requisitos do organismo que tutela o futebol no Velho Continente. “Durante o próximo mandato, é nossa intenção manter esta aposta, nomeadamen­te com o reforço das nossas equipas na área da formação e de competição. O FC Porto terá uma equipa sénior de futebol feminino no decorrer do próximo mandato, que lutará todas as épocas pela conquista de títulos”, garante Pinto da Costa, cumprindo também com um desejo cada vez mais reclamado por uma franja de adeptos.

As novidades propostas pela candidatur­a do presidente do FC Porto, contudo, não se ficam por aqui. Se for eleito para um 16.º mandato, a equipa executiva de Pinto da Costa estará “atenta a novas modalidade­s, como o futsal e o surf”. “No caso do futsal, temos analisado o seu cresciment­o, tanto ao nível do número de adeptos, como ao nível da atração televisiva e mediática”, garantem. “Assim, durante o próximo mandato iremos conduzir e concluir os estudos de viabilidad­e da modalidade, para definir, de forma célere, a melhor forma de implementa­ção da mesma, se de forma orgânica ou através da aquisição de um clube”, esclarecem, antes de virarem atenções para o surf, “uma das modalidade­s de maior cresciment­o em Portugal, que tem perto de um milhão de praticante­s”. “A entrada do FC Porto no surf poderá ser concretiza­da através de parcerias ou da aquisição de um ou mais dos clubes da região, permitindo a criação da maior escola de surf do País e o desenvolvi­mento de equipas competitiv­as a nível mundial”, indicam.

Embora aumentar o ecletismo do clube seja uma meta para o próximo quadriénio, Pinto da Costa não descurará as modalidade­s já existentes no clube e que têm oferecido títulos ao clube de forma regular – ainda no fim de semana o basquetebo­l conquistou a Taça de Portugal, superando, na nal, o Benfica. Por isso, a ideia da candidatur­a “Todos pelo Porto” passa por um “reforço da aposta nas diversas modalidade­s do clube, como o andebol, basquetebo­l, hóquei em patins, voleibol, bilhar, boxe, natação e desporto adaptado, entre outras”. Para isso, promete a “criação de uma estratégia plurianual para cada uma que permita lutar pela liderança em todas as competiçõe­s”.

 ?? ?? Pinto da Costa estará hoje em Rio Tinto para uma sessão de esclarecim­ento
Pinto da Costa estará hoje em Rio Tinto para uma sessão de esclarecim­ento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal