O Jogo

POGACAR E ALMEIDA, A DUPLA TEMÍVEL

UAE Emirates começou a preparar o Tour com o esloveno a atacar cedo e dominar na Catalunha, tendo o português em quarto Faltavam Vingegaard, Evenepoel e Roglic entre os rivais, mas o primeiro teste de montanha da UAE para o Tour não podia ter resultado m

- CARLOS FLÓRIDO

Ao juntar Tadej Pogacar, João Almeida, Pavel Sivakov e Marc Soler, a UAE Emirates encarou a montanhosa Volta à Catalunha como um primeiro ensaio de grupo para o Tour. Ontem, nos 12,1 km de subida de Vallter 2000, inclinados a uma média de 7,3%, a resposta foiimpress­ionante:“Pogi”atacou e bateu o recorde da escalada, Almeida não largou os seus perseguido­res e foi quarto, Soler puxou e ainda foi 15.º.

“A etapa começou num dia de verão, mas depois vimos as nuvens e começou a chover na penúltima subida. Apesar do tempo adverso e da altitude, senti-me bem, testei as pernas na última descida e subi no meu passo, sem olhar para trás”, contou Pogacar, explicando um ataque precoce e dizendo pouco sobre a excelência do seu esforço, talvez o mais impression­ante que fez fora da Volta a França.

Ao completar a subida em 31m30s (média de 23,12 km/ h), foi mais rápido 21 segundos do que o trio Ciccone, Roglic e Evenepoel, que há um ano subiu junto e sem a mesma chuva.

Embora não se trate da exibição mais impression­ante do ano – Jonas Vingegaard já fez melhor no Tirreno-Adriático –, o esloveno provou estar bem, tal como João Almeida. O caldense não só trabalhou até ao ataque do seu líder como depois se colou ao grupo de perseguido­res e, no seu estilo, de trás para a frente, só não alcançou Mikel Landa e Aleksandr Vlasov. Uma atuação a confirmar hoje, dia de 176 km, com 70 a subir, finalizand­o no Port Ainé (8,4 km a 6,7%).

DEPOIS DE ACELERAR O PELOTÃO, PREPARANDO O ATAQUE DE POGACAR, JOÃO ALMEIDA RECUPEROU E FOI QUARTO

 ?? ??
 ?? ?? Tadej Pogacar festeja na meta gelada de Vallter 2000
Tadej Pogacar festeja na meta gelada de Vallter 2000

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal