O Jogo

“Aqui vive-se portismo puro”

Sá referiu-se a dois momentos que o marcaram bastante na conquista da Taça de Portugal

-

Fernando Sá é uma espécie de património do FC Porto. Foi jogador dos dragões durante 13 temporadas, ganhou três campeonato­s – mais um de juniores –, três Taças de Portugal e duas Supertaças.

Treinador sempre se assumiu ●●● portista e é de forma emotiva que partilha esse sentimento com os adeptos, cantando, e até dançando, de braço erguido, algumas das músicas de apoio ao clube.

“Na Invicta eu nasci, sou da cidade do Porto” é o início de uma música que canta sempre com os adeptos do FC Porto. Sendo exatamente assim, dá-lhe gozo cantar essa música?

—De facto sou, nasci no Porto, na Ordem do Terço. Dá-me muito gozo cantar isto, sempre deu. Quando estou a ver as outras modalidade­s – e vou ao futebol – canto as músicas todas, sempre fui assim, faz-me sentir bem, um de nós. Aliás, sobre isso, gostaria de dizer uma coisa...

Diga...

—Houve dois momentos nesta Taça de Portugal que foram os que mais me emocionara­m, a reação da equipa de voleibol no balneário e a forma como festejaram a nossa vitória e a receção, aqui no Dragão Arena, da equipa de hóquei em patins. Neste pavilhão vive-se um ambiente de portismo que me traz muitas memórias, dos tempos de jogador. De uma forma natural e muito pura, e isso, para mim, portista, é tanto ou mais importante do que esta Taça de Portugal.

O que é ser-se portista?

—Vou-lhe dizer uma coisa: às vezes custa-me ouvir as pessoas a dizer “isto é Porto” ou “eu sou Porto”, quando não sabem muito bem o que é isso. Às vezes usam essas palavras ou frases de uma forma demasiado leviana.

Porque diz isso?

—Nós, portistas, nunca dizemos mal do clube e temos de estar sempre prontos a ajudar, seja no que for ou em que situação for. Já chega o que está à nossa volta e que está sempre à espera da oportunida­de para nos deitar abaixo. Nós, portistas, temos de estar unidos e contrariar isso tudo ou colocam-nos lá em baixo. Ou temos esta forma de estar neste clube ou então é muito difícil ganhar.

 ?? ?? Foi um Fernando Sá feliz e sorridente que recebeu O JOGO
Foi um Fernando Sá feliz e sorridente que recebeu O JOGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal