O Jogo

Trubin sofre com a defesa

Antigo guardião ucraniano entende que o camisola 1 “não pode defender por todos” no clube da Luz

- MARCO GONÇALVES

Dono da baliza das águias luta com Lunin, do Real Madrid, pela titularida­de na sua seleção, que hoje defronta a Bósnia. Serhiy Rebrov, o selecionad­or, diz-se “muito satisfeito” pelo nível das suas opções.

Titular indiscutív­el no Benfica, Trubin enfrenta agora a dúvida quanto à manutenção de idêntico estatuto na seleção da Ucrânia. Lunin tem estado em destaque no Real Madrid e os recentes golos sofridos na Luz – antes de fechar a baliza com Rangers e Casa Pia –, alguns com erros próprios, levam a que o selecionad­or Serhiy Rebrov admita mudanças. Apesar de acreditar que Lunin “parece mais confiante” do que Trubin e até do que Bushchan, outra das opções da Ucrânia, o antigo guarda-redes Volodymyr Tsytkin, que no passado já criticou o camisola 1 da Luz, defende agora o guardião e visa a equipa encarnada. “Vi os jogos e penso que o Benfica tem um problema sistémico na defesa. Um guarda-redes não pode defender por todos”, atira o agora técnico, acreditand­o que Trubin não se vai deixar afetar. “Uma das principais qualidades dele, como de Lunin, é a estabilida­de psicológic­a. É óbvio que não é bom para um guarda-redes falhar, mas penso que isso não o vai afetar”, afirma, em declaraçõe­s ao portal “Dynamo.Kiev.ua”.

Com 39 jogos pelo Benfica, Trubin concorre com Lunin, com 23 no Real Madrid e agora titular em vez de Kepa. No lançamento do jogo de hoje com a Bósnia, de apuramento para o Euro’2024, manteve a dúvida quanto ao dono da baliza. “Estou muito satisfeito que tenhamos dois guardarede­s a jogar a este nível nos campeonato­s nacionais, na Liga dos Campeões e na Liga

Europa. Falamos muito com o técnico de guarda-redes Rustam Khudzhamov sobre quem deverá jogar e é uma decisão difícil, mas penso que é bom existir esta competitiv­idade e ter guarda-redes que estão a jogar de forma consistent­e a este nível”, atirou, lançando: “Quem vai jogar? Já tenho uma ideia, mas tomaremos a decisão mais em cima do começo do jogo.”

Rustam Khudzhamov, técnico de guarda-redes da Ucrânia,comentouta­mbémomomen­to de Trubin, vendo evolução no seu estilo em relação ao passado. “Agora entendo por que razão cometeu alguns erros e, tanto quanto posso verificar, não comete os mesmos erros do passado, isso é o mais importante”, referiu citado pelo portal “XSport.ua”, explicando que se antes chegou a criticar Trubin agora a sua opinião “mudou” após passar a trabalhar com o agora camisola 1 da Luz. “Respeito sempre os guarda-redes. Não trabalhava com ele e por isso não comunicáva­mos sobre isso. Por isso avaliei alguns erros de forma diferente”, contou, ele que chegou a ver Trubin a “tomar decisões erradas”.

“Penso que o Benfica tem um problema sistémico na defesa”

Volodymyr Tsytkin Antigo guarda-redes ucraniano

 ?? ?? Trubin manteve a baliza a salvo ante Casa Pia e Rangers, apesar de cometer erros
Trubin manteve a baliza a salvo ante Casa Pia e Rangers, apesar de cometer erros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal