O Jogo

Tomé continua a saltar etapas

Guarda-redes de apenas 17 anos e 1,90 metros foi chamado à Seleção Nacional sub-20 e espreita a estreia na I Liga

-

Tomé Sousa chegou ao plantel principal dos axadrezado­s com apenas 16 anos e é o habitual suplente de João Gonçalves. Quem o conhece bem acredita que a baliza do Boavista passa por ele.

MANUEL CASACA

Habitual suplente de João Gonçalves na equipa principal do Boavista, Tomé Sousa tem apenas 17 anos e foi chamado à Seleção Nacional sub-20 para os jogos contra a Chéquia (hoje) e a Dinamarca (terça-feira).

Num altura em que cumpre a nona época no Boavista, onde chegou provenient­e do Folgosa da Maia, o guarda-redes de 1,90 metros saltou várias etapas ao ponto de ter sido chamado para o plantel principal dos axadrezado­s com apenas 16 anos.

João Ferreira, chefe do departamen­to de scouting da Sferico, a empresa que o representa, acredita que o clube do Bessa está bem servido para os próximos anos. “A longo prazo poderá ser o número um do Boavista, respeitand­o a hierarquia do clube, claro. O João Gonçalves está a fazer uma excelente temporada. Teve uma oportunida­de e agarrou-a. Tal como aconteceu com o Tomé que, neste momento, é o número dois. Mantendo os comportame­ntos e evolução na carreira poderá afirmar-se na equipa”, declara o homem que passou pela formação de Benfica e Sporting.

Apesar de Tomé Sousa ter apenas 17 anos, João Ferreira acredita que está preparado para defender a baliza do Bessa. “Se a oportunida­de de fazer a estreia na I Liga vier é fantástico, caso contrário continuará a trabalhar com o mesmo entusiasmo e afinco”, garante o observador.

João Ferreira conhece bem Tomé Sousa e traça o perfil do jovem guardião. “É imune à pressão, muito focado, tranquilo e com uma mentalidad­e forte. Depois, é muito competente no jogo de pés. Passe curto e passe longo são caracterís­ticas muito vincadas que se aliam a uma boa visão de jogo. Além disso, tem uma técnica base competente na baliza, ocupa bem o espaço. Tem muita coragem, é rápido e ágil. Apresenta ainda um bom controlo de cruzamento e profundida­de. No processo do um contra um é muito forte”, destaca.

JOÃO FERREIRA, OBSERVADOR QUE PASSOU PELA FORMAÇÃO DE BENFICA E SPORTING, “DESCOBRIU” TOMÉ

“Tem uma técnica base competente, ocupa bem o espaço. Tem muita coragem e é rápido e ágil. No processo do um contra um é muito forte”

João Ferreira Scout

 ?? ??
 ?? ?? Tomé Sousa está em rápida ascensão
Tomé Sousa está em rápida ascensão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal