O Jogo

DECO RENDIDO A SÉRGIO E RÚBEN

Nos leões Épocas: Rúben Amorim, 39 anos, entrou de 2026 em 2020 e tem vínculo até ao verão Diretor-desportivo do Barcelona assume que os treinadore­s de FC Porto e Sporting estão no lote dos que mais aprecia na atualidade

-

49 anos, está Sérgio Conceição, contrato FC Porto e acaba desde 2017 no

Xavi já anunciou a decisão de não continuar no comando técnico dos blaugrana no fim da época, mas o antigo internacio­nal português admite ainda esperar por uma mudança de ideias do antigo médio.

BRUNO VENÂNCIO

Sérgio Conceição e Rúben Amorim estão debaixo de olho do Barcelona. A confirmaçã­o foi dada pelo próprio diretor-desportivo dos blaugrana, Deco, quando questionad­o sobre se Luis Enrique poderia ser o substituto de Xavi para a próxima temporada.

“Luis Enrique é uma referência a todos os níveis, mas há vários treinadore­s que me agradam. Não podemos nunca deixar de falar de [Pep] Guardiola e [Jurgen] Klopp, que são os treinadore­sdetopo.Comoprofis­sionais, gosto de ver as suas equipas, assim como o Arsenal de [Mikel] Arteta, gosto de ver a equipa de [Rúben] Amorim em Portugal, a equipa de Sérgio Conceição também é muito competitiv­a. Há bastantes treinadore­s que estão a fazer excelentes trabalhos, como o Iraola no Bournemout­h ou o Unai EmerynoAst­onVilla.Sabemos quem está disponível e estamos atentos, mas ainda não houve qualquer movimentaç­ão; quando se esclarecer a questão do fair play financeiro esoubermos­oquepodemo­sfazer, falaremos”, disse, em entrevista à Cadena SER.

A revelação de Deco, ainda assim, foi feita com uma ressalva: o atual treinador do Barça terá sempre a última palavra em relação a uma eventual permanênci­a no cargo. “Eu não queria que ele saísse. Ele tem sempre dito que a sua decisão é irreversív­el, mas se nos disser que quer continuar, temos de ter isso em conta”, ressalvou o dirigente, garantindo que Xavi será sempre recordado como um treinador “de coragem”: “Se há um treinador que nunca se queixou, é o Xavi. É sempre positivo, é um luxo trabalhar com ele. Ficará na história da reconstruç­ão do Barça.”

Na mesma ocasião, o diretor-desportivo dos blaugrana voltou a abordar as situações de João Cancelo e João Félix, cujos empréstimo­s terminam no fim da época. “São dois jogadores que nos têm ajudado muito. O Cancelo joga na direita e na esquerda, dá uma competitiv­idade e alma à equipa que é importante. O Félix teve uma parte da temporada em que jogou muitos minutos em que houve lesões, depois deixou de jogar tanto, mas quando entra, correspond­e, foi decisivo no último jogo. Se houver uma situação parecida com a da época passada, são jogadores que queremos manter”, garantiu Deco.

Muito se tem falado sobre a possibilid­ade de alguns atletas espanhóis serem convocados para o Europeu e os Jogos Olímpicos. O Barça, pela voz de Deco, manifestou-se terminante­mente contra. “Não queremos que nenhum jogador vá às duas competiçõe­s, e a Federação sabe. É preciso discutir o número de jogos que os futebolist­as fazem”, sentenciou.

“Sabemos quem está disponível e estamos atentos, mas ainda não há movimentaç­ões”

Deco Diretor-desportivo do Barcelona

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal