O Jogo

Rubiales com ordem de prisão

Ex-presidente da federação é suspeito numa investigaç­ão que resultou, para já, em cinco detenções

-

Investigaç­ão da Guardia Civil e da Europol revelou indícios de branqueame­nto de capitais e corrupção no organismo que rege o futebol espanhol. Empresa do ex-jogador Piqué também está envolvida.

BRUNO VENÂNCIO

O Ministério Público espanhol emitiu ontem uma ordem de detenção para Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na sequência da investigaç­ão por branqueame­nto de capitais e corrupção no organismo que já originou cinco detenções após buscas por parte da Guardia Civil e da Europol. Por se encontrar na República Dominicana, país que não tem acordo de extradição com Espanha, Rubiales não foi ainda detido.

Em comunicado, a RFEF prometeu “total colaboraçã­o” com as autoridade­s que realizaram buscas na sua sede e em vários outros pontos do país, pedindo que se vá “até às últimas consequênc­ias” na investigaç­ão.

Em causa estão alegados crimes ligados à corrupção empresaria­l e branqueame­nto de capitais. A agência de notícias EFE dá conta das detenções dos diretores dos Serviços Jurídicos e de Recursos Humanos, Pedro González Segura e José Javier Giménez, na sequência de uma investigaç­ão

a alegados contratos irregulare­s feitos nos últimos cinco anos, e ainda de Tomás González Cueto, assessor jurídico de Luis Rubiales e redator do contrato (assinado pelo ex-presidente da RFEF) que originou a mudança da Supertaça espanhola

para a Arábia Saudita – intermedia­da pela empresa de Gerard Piqué, a Kosmos Global Holding, que expira em 2029 e significou um encaixe anual de 40 milhões de euros para a RFEF e de 24 milhões de euros para a Kosmos.

 ?? ?? Rubiales foi destituído por causa do beijo em Hermoso
Rubiales foi destituído por causa do beijo em Hermoso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal