O Jogo

O último passo para os 12 resistente­s

Play-off arranca com Portugal à espreita: do Caminho C sairá o último adversário na fase de grupos

- BRUNO VENÂNCIO

Arranca hoje o play-off que definirá as últimas três nações apuradas para o Euro’2024, e Portugal estará de olho. É que o último adversário da Seleção Nacional na fase de grupos será uma das equipas que entra hoje em ação – no caso, o vencedor do Caminho C.

A seleção mais cotada deste lote é, obviamente, a Grécia, campeã europeia há 20 anos, após a final do Estádio da Luz de má memória para as cores nacionais. “A possibilid­ade de um dérbi contra a Turquia, a oportunida­de de uma vida de defrontar Portugal e Cristiano Ronaldo, e poder medir a nossa força contra a Chéquia aumenta o nosso desejo de estar no Europeu”, assumiu Gus Poyet, selecionad­or dos helénicos, salientand­o no entanto a necessidad­e de respeitar o Cazaquistã­o, que procura participar na prova pela primeira vez no seu historial.

O outro embate coloca frenteafre­ntedoispaí­sesquenunc­a estiveram numa fase final: a Geórgia, que não poderá contar com o seu grande craque (Kvaratskhe­lia, castigado), e o Luxemburgo. “Quando se chega tão perto, claro que queremos lá estar. Estamos convencido­s de que podemos tornar possível o impossível e fazer história”, assumiu o selecionad­or luxemburgu­ês Luc Holtz.

No Caminho A, o favoritism­o vai para Polónia e País de Gales, que não perdem em casa no apuramento para um Europeu há vários anos. Já no que se refere ao caminho B, Israel e Bósnia acalentam a esperança de se apurarem pela primeira vez, ainda que a oposição seja de respeito: os israelitas defrontam a Islândia, equipa-sensação do Euro’2016, enquanto os bósnios terão pela frente a Ucrânia, presente nas últimas três edições.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal