O Jogo

Manu Silva prova que é “boa dor de cabeça”

Em Chaves, o central voltou à titularida­de, um mês depois, confirmand­o o que Álvaro Pacheco afirmara sobre a qualidade das opções para o eixo da defesa

-

Jogador, com contrato até 2027, apresenta melhores médias em alguns dados estatístic­os em comparação com Jorge Fernandes, Tomás Ribeiro, Borevkovic e Mikel Villanueva, os outros centrais do plantel.

MELO ROSA

Um mês depois, Manu ●●●

Silva voltou a ser titular na equipa do Vitória de Guimarães. O central, que tem contrato até 2027, já não fazia parte das escolhas iniciais de Álvaro Pacheco desde o jogo em Portimão, disputado a 17 de fevereiro. Na visita a Chaves, no último domingo, comprovou que o treinador tem razão quando diz que tem “boas dores de cabeça” no que respeita à diversidad­e de opções para o eixo da defesa.

Com Tomás Ribeiro de regresso ao onze após ter cumprido castigo na ronda anterior do campeonato, o técnico dos vitorianos poderia ter optado por Mikel Villanueva, que voltara ao ativo na jornada anterior, na receção ao Famalicão, mas preferiu dar umaoportun­idadeaoex-jogador do Feirense, que tivera um rendimento positivo diante dos famalicens­es, jogo em que entrou no início da segunda parte para o lugar do lesionado Jorge Fernandes.

Depoisdeum­aprimeiraé­poca no clube em que apenas foi utilizado um jogo – chegou em janeiro do emblema de Santa da Maria da Feira e esteve a recuperar de uma lesão -, Manu Silva já soma 20 jogos esta temporada, 16 dos quais no campeonato, com a particular­idade de ter sido titular em 12.

Os dados estatístic­os relativos às 26 jornadas já disputadas confirmam a capacidade do jogador de 22 anos em ser opção válida. Em comparação com os outros quatro centrais do plantel, de acordo com a base de dados “wyscout”, Manu regista, por exemplo, a melhor média no que respeita a ações totais bem sucedidas. Tem 68,45, um bocadinho melhor do que Jorge Fernandes (65,01) e bem acima de Borevkovic (61,99), Tomás

Ribeiro (59,96) e Mikel Villanueva (57,92).

Há mais dois capítulos em que se destaca. Nos duelos ganhos tem uma média de 17,8, superior à de Jorge Fernandes (15,08), Mikel Villanueva (12,85), Tomás Ribeiro (12,56) e Borevkovic (11,28). E nos duelosdefe­nsivosganh­ostambém apresenta números mais altos: 7,95 contra 6,77 de Jorge Fernandes, 5,48 de Tomás Ribeiro, 5,17 de Villanueva e 4,77 de Borevkovic.

 ?? ?? Manu Silva tem conquistad­o espaço na defesa do V. Guimarães
PROVENIENT­E DO FEIRENSE EM JANEIRO DO ANO PASSADO, MANU ASSINOU UM CONTRATO VÁLIDO ATÉ 2027
Manu Silva tem conquistad­o espaço na defesa do V. Guimarães PROVENIENT­E DO FEIRENSE EM JANEIRO DO ANO PASSADO, MANU ASSINOU UM CONTRATO VÁLIDO ATÉ 2027

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal