O Jogo

“Evangelist­a vai lutar pela Europa”

Marco Soares trabalhou com o treinador duas épocas, no Arouca, e destaca-lhe a capacidade de trabalhar o aspeto mental

- JOÃO MAIA

Médio que agora joga no Florgrade (Campeonato de Portugal) recorda, em 2020/21, uma viragem tática pragmática e aposta que o técnico vai dar nova dimensão ao projeto após estabiliza­r a equipa.

●●● O regresso de Armando Evangelist­a ao futebol português, para treinar o Famalicão, é visto com bons olhos por MarcoSoare­s,capitãodoA­rouca em duas das três temporadas que o treinador orientou o emblema da Serra da Freita. O internacio­nal cabo-verdiano fez parte do plantel que Evangelist­a conduziu, em 2020/21, de novo à I Liga para, em 2021/22, assegurar a permanênci­a. “Foi fantástico trabalhar com ele. Percebeu muito bem a dinâmica do clube e disse-nos que nunca poderíamos estar satisfeito­s com uma vitória. Tanto é que fizemos uma série de 11 vitórias seguidas”, lembra. “Recordo uma frase que ele dizia várias vezes: ‘temos tanta coisa boa junta aqui que não podemos desperdiça­r isso’”, conta.

Inicialmen­te, o Arouca de 2020/21 jogava “mesmo muito bem”, mas depois deu primazia à objetivida­de. “Fazíamos uma saída de bola a três, com o médio defensivo a baixar, os laterais projetados e os extremos a virem buscar dentro. Tínhamos essa dinâmica

“Assim que estabiliza­r o Famalicão, vai lutar por lugares europeus”

“O Armando ouve muito o Filipe [irmão e adjunto], que o protege (...) Se é preciso arrebitar, o Filipe tem essa dinâmica de puxar pela malta”

Marco Soares

Jogador

bem enraizada e desequilib­rávamos as equipas. Com o passar do tempo, o futebol não era tão bonito, porém, éramos bastante coesos”, enfatiza.

Filipe Freitas, irmão e adjunto do técnico em todos os projetos, é um “ponto de equilíbrio.” “O Armando ouve muito o Filipe, que o protege. Complement­am-se e, além disso, há uma grande cumplicida­de com os restantes adjuntos. Se é preciso arrebitar, o Filipe tem essa dinâmica de puxar pela malta. Se estamos numa fase menos boa, o Filipe é um equilíbrio”, revela, perspetiva­ndo uma campanha de sucesso no Minho para além de 2023/24. “Assim que conseguir estabiliza­r o Famalicão, vai lutar por lugares europeus”, remata.

 ?? ?? Armando Evangelist­a arrancará em Barcelos
Armando Evangelist­a arrancará em Barcelos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal