O Jogo

CHICO AVANÇA NA LINHA DE SUCESSÃO

Francisco Conceição está prestes a seguir as pisadas do pai e a iniciar o seu percurso na Seleção A

- SOFIA ESTEVES TEIXEIRA

Jogador do FC Porto deve alinhar diante da Eslovénia e fazer o primeiro jogo pela Seleção, com a mesma idade de Sérgio Conceição. No total, há seis jogadores em Portugal que fizeram o mesmo caminho dos pais. quando saltou do banco na segunda parte para render Rui Costanumen­controdian­teda Ucrânia, da fase de qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo. Agora, 28 anos depois, é o filho Francisco que está prestes a vestir a camisola das Quinas pela primeira vez, curiosamen­te com a mesma idade do pai.

Sem o dispensado Bernardo Silva na equipa e depois de não ter saído do banco no amigável com a Suécia em Guimarães, Chico Conceição, que já represento­u o país nas camadas jovens – soma 23 internacio­nalizações só nos sub21 – deverá ser lançado por Roberto Martínez diante da Eslovénia, na terça-feira, às 19h45, no Stozice Stadium (Ljubliana), para assim tentar complicar as contas do Selecionad­or nas escolhas para o Euro’2024, dada a boa época que tem feito ao serviço dos azuis e brancos, com 33 jogos e seis golos marcados.

Depois do pai é, agora, a vez do filho vestir as cores nacionais. Mas a família Conceição não é a única em que o futebol impera e leva pais e filhos à Seleção. Longe disso. Só em Portugal há seis casos, já contabiliz­ando o clã Conceição, sendo que o último foi também, curiosa

foi chamado Francisco Conceição e espera criar impacto pela primeira vez mente, com dois jogadores do FC Porto, com as convocatór­ias de Domingos e Gonçalo Paciência.

O primeiro, grande figura dos azuis e brancos na década de 90, estreou-se pelas Quinas em 1989 e pendurou as chute iras com 34 internacio­nalizações e 10 golos marcados. Já o filho Gonçalo teve uma passagemma­is discreta, com dois jogos disputados. O primeiro jogo com as cores nacionais foi em novembro de 2017, pelas mãos de Fernando Santos, num particular com os EUA, que terminou empatado (1-1), e ainda deu o contributo no jogo de qualificaç­ão para o Euro’2020, com a Lituânia (6-0).

Existe, também, o caso da família André: o pai, médio do FC Porto, chegou a participar no Mundial do México, em 1986 e André André foi convocado por Fernando Santos em 2015, quando se destacava no Vitória de Guimarães. Voltaria a representa­r o país mais três vezes, enquanto jogador do FC Porto. Além dos casos mais antigos, como José e Rui Águas e António Morato, há a destacar os contributo­s de António e Miguel Veloso. O médio, que se destacou no Sporting, seguiu os passos do pai, que represento­u Portugal no Europeu de 1984, e chegou às 56 internacio­nalizações, tendo marcado presença nos Campeonato­s da Europa de 2008 e 2012 e nos Mundiais de 2010 e 2014.

Estreia:

 ?? ?? O ano era 1996. Sérgio Conceição estreava-se na Seleção A pelas mãos de Artur Jorge,
O ano era 1996. Sérgio Conceição estreava-se na Seleção A pelas mãos de Artur Jorge,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal