O Jogo

Estoril Open sai do calendário

Edição do próximo está riscada e o regresso ao ATP Tour pode passar por alternativ­a secundária

-

Não sendo propriamen­te uma surpresa, confirma-se a exclusão do único torneio português do ATP Tour, sendo que a novidade é o reforço da posição do Open de Bucareste do multimilio­nário Ion Tiriac.

MANUEL PÉREZ

A uma semana do início do Millennium Estoril Open, a 3Love anunciou a retirada do torneio do calendário de 2025, voltando a insistir na ideia de que os responsáve­is pelo ATP Tour “exploram todas as possibilid­ades para tentarem encontrar uma solução”, face às diligência­s da organizaçã­o portuguesa. Esta não é membro efetivo da ATP, funcionado sob licença, algo que se foi perdendo com o tempo, depois dessa qualidade de membership e co-fundador do ATP Tour ser conseguida em 1990.

No novo calendário, a primeira semana de abril mantém os ATP250 de Marraquexe e Houston, juntando-se Bucareste num regresso este ano que é para ficar. A ambição de Ion Tiriac não tem limites e o considerad­o mais rico empresário do desporto do mundo não terá problemas em mexer mais cordelinho­s num circuito que conhece como poucos. O Tiriac Open tem lugar num clube propriedad­e do primeiro número um do ranking, Ilie Nastase, e para além dos 14 courts de terra batida, há ainda muito espaço para crescer.

O Estoril Open é o quinto ATP250 que não se joga para o ano. Córdoba (Argentina), Lyon (França), e Newport e Atlanta (EUA) são as outras vítimas da extensão do número de dias dos Masters 1000 e da entrada de mais três provas da categoria ATP500. A perspetiva é haver uma ainda maior falta de datas disponívei­s a partir de 2026, quando a Arábia Saudita lançar um Masters, em janeiro, e arrancar uma era Premium. Os intocáveis quatro Grand Slams e a nata do ATP Tour serão os grandes palcos e um circuito secundário é a alternativ­a para outros como o Estoril.

“Prosseguem as diligência­s para se encontrar a melhor solução”

João Zilhão Diretor do Millennium Estoril Open

 ?? ?? Estoril Open, tal como o conhecemos há muitos anos, vai acabar
Estoril Open, tal como o conhecemos há muitos anos, vai acabar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal