O Jogo

CAR contorna zona ecológica

Área de construção será à volta do curso de água exibido no PDM. Projeto apresentad­o a 2 de abril

-

O centro de alto rendimento (CAR) que André Villas-Boas projeta para o FC Porto no Olival, bem perto do centro de treinos e formação Porto/Gaia, ficará instalado numa área descrita no Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Gaia como “Área de Quintas em Espaço Rural”. A informação surge na Carta de Qualificaç­ão de Solo do Plano Municipal de Ordenament­o do Território, disponível para consulta no geoportal da Gaiurb, do onde O JOGO recolheu a imagem publicada nesta página e cujo espaço pensado pelo ex-treinador destacamos com um círculo. Nela dá para perceber a existência do curso de água a que o candidato às eleições do FC Porto fez referência a 4 de março, quando disse também que esperava por uma reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente, embora o nosso jornal saiba que a obra fosse construída à volta dessa área ecológica.

O tema do CAR, de resto, voltou ontem a ser abordado por Villas-Boas durante uma sessão de esclarecim­ento realizada em Arouca, na sequência de dúvidas lançadas por João Rafael Koehler. O vicepresid­ente na lista liderada por Pinto da Costa afirmara que o empreendim­ento ficaria situado numa área que é “reserva ecológica nacional na sua esmagadora maioria”, mas o rosto da candidatur­a “Só há um Porto” explicou que “essa parte está mais perto do Douro”. “Não são terrenos encravados, tem três frentes de rua”, atirou, sustentand­o que o presidente portista e adversário “é facilmente desmentíve­l e o ‘vice’ da lista também”. “Não somos pacóvios. Sabemos observar e os arquitetos sabem fazer interpreta­ções do PDM corretamen­te”, lembrou AVB, antes de avançar com uma garantia “para tranquiliz­ar” os adeptos. “Se o terreno não tivesse capacidade construtiv­a, o FC Porto não é obrigado a comprar. O contratopr­omessa de compra e venda estácomigo.Tivemosreu­nião com a Gaiurb, que nos garante capacidade construtiv­a”, esclareceu.

Apontado para uma área total de 30 hectares, o CAR, localizado a menos de dois quilómetro­s do centro de treinos portista, será desvendado no dia 2 de abril, em Lisboa. A escolha da capital para a apresentaç­ão do projeto prende-se com o facto de André VillasBoas entender que “o FC Porto não pode viver só na região Norte”. “Iremos prosseguir com a apresentaç­ão desse conceito e olhar para todos os contratos vinculativ­os que se façam atualmente. Lançaremos esse tema em sede de AG se for necessário, para que os adeptos se possam inteirar. Em termos de unidade e controlo de custos, faz mais sentido em Gaia”, defendeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal