O Jogo

“Alcancei tudo o que o Benfica me pediu”

-

Foi contratado pelo Benfica ●●● no início de 2019/20, treinou os sub-19, sub-23 e equipa B. Conquistou dois títulos internacio­nais, UEFA Youth League e Taça Interconti­nental sub-20, e saiu. Com espanto pessoal, preferindo não abordar o que o justificou.

Na carreira teve, pelo Benfica, a conquista inédita da UEFA Youth League e da Taça Interconti­nental de sub-20. Esses êxitos não poderiam ter justificad­o outros voos na carreira?

—Financeira­mente havia melhores propostas que a do Dunkerque,maseunãoqu­eria sair da Europa e queria experiment­ar um dos cinco campeonato­smaisforte­s.Sabendoque seria difícil entrar numa I liga, admitia fazê-lo numa II liga dos cinco maiores campeonato­s. Sair da II Liga portuguesa para o segundo escalão francês é um passo em frente, a competição aqui é mais forte. Podiam ter aparecido coisas melhores, mas o futebol é o momento, em Portugal a I Liga está mais ou menos fechada. Dei um passo importante. Se olharmos para este país e para o número de treinadore­s estrangeir­os que entram na II liga, não é fácil, sobretudo vindos da II Liga portuguesa. Esses títulos ajudaram-me a entrar aqui. Neste momento, no futebol francês está o Paulo Fonseca, no Lille, e não é preciso descrever o seu currículo, e estou eu no Dunkerque. Espero que possamos ajudar a abrir portas aos treinadore­s portuguese­s, que são muito bons.

Deixou de estar ligado ao Benfica depois da conquista desses títulos…

—No Benfica, felizmente para mim, alcancei todos os objetivos que me foram pedidos. Na época passada a meta era a permanênci­a no escalão e todos achavam que seria complicado, depois de ter saído praticamen­te

“Em Portugal, a I Liga está fechada. Dei um passo importante”

“O Benfica fez tudo para eu ficar e depois, para meu espanto, achou que devia alterar”

a equipa toda. Conseguimo­s esse objetivo, além da potenciaçã­o de jogadores para a equipa principal. Depois da final da Youth League o meu contrato acabava, estava livre e podia sair, tinha boas propostas, mas o Benfica fez tudo para eu ficar. Fiquei, ganhei mais um título e depois, para meu espanto, o Benfica achou que deviaalter­areeurespe­iteiadecis­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal