O Jogo

“TEMOS UMA EQUIPA MUITO SUPERIOR”

JOÃO HENRIQUES Treinador do Olimpija em 2023, o português considera os lusos superfavor­itos para este duelo em Liubliana

- RODRIGO CORTEZ

A Eslovénia tem dois avançados “muito fortes fisicament­e”, e é em função deles que desenvolve o seu jogo, conforme explica um técnico que conhece bem o Estádio Stozice.

●●● A equipa que amanhã defronta Portugal tem dois nomes que se destacam claramente de todos os outros. Um deles não oferece perigo para a seleção portuguesa... mas só porque joga na baliza. Jan Oblak é o seu nome e em Portugal dispensa apresentaç­ões, depois da passagem pelo Benfica em 2013/14. Quanto ao outro, o caso muda de figura. Chama-se Benjamin Sesko e joga no ataque, conforme explicou a O JOGO o treinador João Henriques, profundo conhecer da realidade eslovena, depois de ter orientado o Olimpija de Ljubljana entre junho e outubro de 2023.

“A Eslovénia tem agora uma geração muito interessan­te de futebolist­as. Joga em 4x4x2 e os dois avançados são fortíssimo­s, nomeadamen­te o Sesko, que joga no RB Leipzig. É um jovem ainda, mas com muita qualidade”, destaca o João Henriques, lembrando ainda que o outro avançado é Sporar, que já atuou no Sporting e Braga. Este último está a fazer uma boa época no Panathinai­kos, com 12 golos, mas é Sesko que tem dado nas vistas numa equipa exigente como a alemã. Nas últimas duas épocas e meia, soma um total de 40 golos (entre Leipzig e Salzburgo), o que bem ilustra as suas capacidade­s.

“Mas quase todos os outros jogadores jogam fora da Eslovénia, em bons campeonato­s.

De entre os habituais titulares, o único que jogava na Eslovénia era o Elsnik, um médio que era o meu capitão de equipa no Olimpija”, informa o treinador.

Sobre o estilo de jogo dos eslovenos, João Henriques assinala: “Tentam encontrar muito os dois avançados. Eles sabem perfeitame­nte que são as duas grandes referência­s da equipa e procuram-nos sempre. São muito solicitado­s. Variam entre as jogadas com a bola no pé ou no jogo aéreo. São dois jogadores muitoforte­s fisicament­e que podem colocar algumas dificul da des à nossa equipa.”

De qualquer forma, o treinador não quer assustar dema--

“Portugal é superfavor­ito, mas vai encontrar uma equipa bastante motivada”

João Henriques Treinador

siado a equipa lusa. “Portugal tem uma equipa muito superior à Eslovénia, apesar de eu considerar que eles têm um conjunto muito interessan­te e podem surpreende­r. Portugal tem uma geração fantástica, entre jogadores mais velhos, outros que estão a chegar e outros que estão nesta altura no auge da carreira, como Bernardo Silva, Bruno Fernandes ou Rúben Dias. Além disso, é uma equipa comprometi­da no processo ofensivo, a querer recuperar a bola rápido. Está uma seleção muito forte, difícil de bater. Para este jogo é superfavor­ita, apesar de encontrar uma equipa extremamen­te motivada por ser a segunda vez que vai participar num Europeu”, disse.

Também familiar a João Henriques é o Estádio Stozice, em Liubliana, que serve de casa ao “seu” Olimpija. “O estádio leva 16 mil pessoas e é todo coberto. Não terá neste jogo um ambiente tão fervoroso como há nos estádios latinos, mas vai estar cheio certamente e com pessoas entusiasma­das”, considerou.

 ?? ??
 ?? ?? JOÃO HENRIQUES DESTACA A QUALIDADE DE BENJAMIN SESKO NO ATAQUE ESLOVENO
JOÃO HENRIQUES DESTACA A QUALIDADE DE BENJAMIN SESKO NO ATAQUE ESLOVENO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal