O Jogo

Reparo de Conceição espevita João Mário

Lateral direito comentou ontem as críticas (de novembro) do treinador do FC Porto ao ritmo de trabalho no grupo de Roberto Martínez

- RODRIGO CORTEZ

“O João Mário veio um bocadinho a dormir”, afirmou o líder portista na altura, após a estreia do defesa na Seleção. Este último disse ontem que foi apenas um estímulo do míster para não relaxar.

●●● Dias depois da estreia por Portugal, em novembro passado, João Mário esteve na base de um reparo de Sérgio Conceição, com o treinador a dar a entender que, com Roberto Martínez, o ritmo de trabalho na Seleção é menos intenso do que no FC Porto. “Em relação a essas declaraçõe­s, não vou comentar muito. Continuo a fazer o meu trabalho, que a nível profission­al é o mesmo, tanto no FC Porto como aqui. O Sérgio Conceição ao dizer isso, foi para eu continuar a um nível alto, para exigir cada vez mais a mim mesmo”, comentou o lateral portista, ontem, em conferênci­a de imprensa dada ao serviço do grupo das Quinas.

Conceição havia afirmado, a propósito das estreias de João Mário e Pepê nas seleções de Portugal e do Brasil, respetivam­ente: “Fico contente pelo João Mário e pelo Pepê. Espero que venham mais acordados do que o João Mário veio nestes dias, porque veio um bocadinho a dormir. Faz parte do meu trabalho acordá-lo e perceber que tem um treinador português e não espanhol[ Roberto Martínez].” E ontem o lateral direito acrescento­u ainda a este propósito: “É isso que tenho feito [continuar a um ritmo alto]. Se tivesse baixado provavelme­nte não estaria cá outra vez. Portanto, é isso que vou continuar a fazer, a melhorar a nível profission­al e como pessoa.”

A palavra trabalho, aliás, foi uma constante nas respostas do lateral de 24 anos. Esse é um conceito que lhe é querido e que vai tentar aplicar para conseguir cumprir um sonho: o de ser convocado para o próximo Europeu. “Sei da concorrênc­ia e da competição que tenho aqui. Ao estar numa seleção destas, com a

“Sei da competição que tenho aqui. Cabe-me acreditar e espero estar no Europeu” João Mário Jogador da Seleção Nacional

qualidade de jogadores que tem, é sempre muito difícil jogar aqui. Sendo uma seleção favorita a ganhar o Europeu só podia ser um grupo forte. É o que temos aqui, mas cabe-me acreditar sempre no meu trabalho e espero poder estar no Europeu. Ser chamado a um Europeu é um sonho de criança e se acontecer ficarei muito feliz”, disse, lembrando ainda: “Há uns anos, muita gente dizia que eu não ia chegar à seleção principal”. Mostrando-se otimista quanto às possibilid­ades de Portugal chegar longe na prova, respondeu: “Até já cheguei a ter o troféu [de vencedor do Campeonato da Europa] na foto de fundo do telemóvel. Sem dúvida que temos uma seleção com capacidade para tal.”

O defesa contou depois que a adaptação a este grupo está a correr bem. “Quando era mais novo olhava para alguns destes jogadores como um exemplo. Agora, ao estar aqui com eles, tenho sempre muito a aprender. Falo muito com o João Cancelo e ele fala comigo, para me tentar ajudar e integrar neste espaço. E tento absorver cada vez mais as ideias do selecionad­or. Tem sido esse o meu foco. Espero poder ajudar a equipa dentro de campo, fora dele também, e nesse aspeto os colegas têm ajudado muito à minha integração”, disse.

 ?? ?? João Mário entrou no decorrer da última partida
João Mário entrou no decorrer da última partida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal