O Jogo

Pimenta a superar desgaste psicológic­o

Medalhado olímpico somou em Mirandela o 16.º título nacional consecutiv­o e revelou ter sido ajudado por família, técnico e... Alemanha

- CATARINA DOMINGOS

Com as dificuldad­es sentidas no início de 2024, o limiano reconheceu que a preparação para os Jogos está “atrasada”, mas prometeu “dar tudo por tudo” para ir “na melhor forma de sempre” a Paris.

Há 16 anos que um desfecho no Campeonato Nacional de Fundo se repete, o dos títulos de K1 sénior consecutiv­os para Fernando Pimenta, que, após se sagrar campeão mais uma vez, relatou, de forma inesperada, a fatura que tem pago por estar há tanto tempo no topo. “Tive de superar um momento menos positivo, uma prova em que me senti bastantema­l,depoisdete­rpassado por uma fase complicada no início da época. Consegui, com o meu treinador e as pessoas que me acompanham, a família e os amigos, dar a volta à situação. Não foi grave, era algomuitoi­nterno,luteicomig­o próprio”, revelou o canoísta do Benfica, detentor de 136 medalhas internacio­nais, que fazem dele o melhor de todos os tempos.

O limiano reconheceu que a preparação para a quarta presença em Jogos Olímpicos “está um pouco atrasada”, mas afirmou estar a sentir-se melhor “aos poucos”, picado pelos “olhares de canto e sorrisos”, após o Controlo Nacional de Velocidade, realizado no final de fevereiro e no qual ficou fora do pódio. “Isso deu-me força para continuar a trabalhar. Agradeço ao meu treinador, à família e à equipa da Alemanha, que trabalhou comigo nos últimos 15 dias. Puxaram bastante por mim e cheguei aqui numa forma melhor.”

Pimenta insistiu que “estar 16 anos no mais alto patamar é desgastant­e em termos físicos e psicológic­os, obriga a manter um nível competitiv­o elevado todos os anos”. “As pessoas estão sempre à espera que eu consiga dar um grande espetáculo. Isso desgasta. É muito tempo longe dos meus filhos, da minha mulher, dos pais. Com o acumular dos anos mexemuitoe­acabaporpe­sar”, desabafou,deixandoag­arantia de “dar tudo por tudo” para chegar aos Jogos “na melhor forma de sempre.”

Ontem, em Mirandela, o multicampe­ãocumpriuo­scinco quilómetro­s em 19m40s, batendo o amigo José Ramalho (Prado) por 0,98 segundos. João Ribeiro (Benfica) completou o pódio. Teresa Portela (Benfica) ganhou em femininos e o Náutico de Ponte de Limafestej­ouotítulop­orequipas.*

“Passei uma fase complicada no início de época. Era algo muito interno, lutei comigo próprio”

Fernando Pimenta Canoísta do Benfica

 ?? ?? Fernando Pimenta conquistou em Mirandela o 16.º título no Nacional de Fundo
Fernando Pimenta conquistou em Mirandela o 16.º título no Nacional de Fundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal