O Jogo

Um “fait divers” no meio de preocupaçõ­es

- João Araújo joao.araujo@ojogo.pt

Sérgio Conceição foi protagonis­ta de um caso que, de forma expectável, fertilizou o pasto para os moralistas do costume, que não hesitam em tomar partido. Campanha portista suscita outras preocupaçõ­es.

1O episódio a envolver Sérgio Conceição num torneio infantil em Espanha fez as delícias de comentador­es televisivo­s e de redes sociais, sempre prontos a disparar argumentos moralistas, por muito que se conheçam apenas as versões das duas partes – o autarca de Cartaya e o próprio Conceição -, ou seja, a palavra de um contra a de outro, e um vídeo cujos breves segundos até abonam a favor do treinador. Claro que não se vê tudo aquilo de que o “alcalde” acusa o técnico, mas como se pode ler nesta edição, este será um caso circunscri­to à esfera da justiça civil.

Serviu de pausa para “fait divers” numa campanha eleitoral tão bipolariza­da e com tanto investimen­to de meios humanos que permite questionar se não ficam em “stand by” decisões importante­s, nomeadamen­te desportiva­s, acentuando cenário previsível numa eleição em abril. Os rivais dos dragões estão a acautelar o futuro: o Sporting via mais um instrument­o (de endividame­nto, é certo) financeiro que dará maior à vontade no ataque ao mercado de verão; o Benfica a fazer nova prova de vida de “scouting” que continua a garimpar pepitas na Argentina. 2

Descartes escreveu “O discurso do método”. Roberto Martínez tem discurso e método. A autoridade da razão, que defendia o filósofo, é aquela que assiste o selecionad­or de Portugal nesta caminhada rumo ao Euro – se o discurso é desassombr­ado, abordando os temas com a mesma naturalida­de com que estabelece fasquias de motivação aos jogadores (a mais recente é a proximidad­e do recorde de 15 triunfos seguidos), o método também gera elogio, como a originalid­ade desta convocatór­ia alargada e dividida pelos dois jogos de preparação.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal