O Jogo

HISTÓRIA E EUFORIA NA RELVA DE TBILISI

Foi a Geórgia a tirar o último bilhete para o próximo Campeonato da Europa, prova na qual irá defrontar Portugal, Turquia e Chéquia no grupo F

- RODRIGO CORTEZ

Com a realização das três finais do play-off, os grupos da fase final do próximo Campeonato da Europa ficaram ontem completos. O de Portugal, Turquia e Chéquia, que é o F, vai contar também coma Géorgia, que ontem festejou o apuramento ao vencer a Grécia no desempate por grandes penalidade­s, depois de um nulo ao fim de 120 minutos.

Na baliza grega, Vlachodimo­s não conseguiu defender nenhum remate dos onze metros, enquanto do outro lado Mamardashv­ili travou o remate de Bakasetas. Também houve um remate ao lado em cada uma das equipas, pelo que, quando Kvekveskir­i fez o 4-2, a festa georgiana foi imensa, com direito a invasão de campo. E foram aos milhares os adeptos que pisaram o relvado, dando expressão a um feito único na história do futebol daquele país: até hoje, nunca a Geórgia tinha chegado a uma fase final de Europeus ou Mundiais.

Estava muito em jogo do lado da equipa da casa, que durante os 120 minutos pouco ou nada arriscou. Isto face a uma Grécia que tem nesse tipo de futebol (de baixo risco) a sua identidade histórica. E Portugal que o diga: a última vitória lusa sobre os helénicos foi em 1996, com três empates

e três derrotas desde então, uma das quais na final do Europeu de 2004.

Nos primeiros 90 minutos só um remate tinha ido na direção da baliza, com Vlachodimo­s a defender para canto um livre de Chakvetadz­e. A ansiedade era muita, mas a emoção quase nula.

Até que, no prolongame­nto, surgia a primeira verdadeira ocasião: a um canto da esquerda do ataque, Mavropanos saltou mais alto do que toda a gente na grande área e atirou de cabeça à trave. Os vencedores também precisam de sorte para sorrir e foi isso mesmo que aconteceu à Geórgia, a chegar viva aos penáltis que lhe trouxeram a glória.

“É preciso paciência e esperança. Às vezes dá certo, outras vezes não”

Willy Sagnol Selecionad­or da Geórgia

 ?? ?? Milhares de pessoas invadiram o relvado após o triunfo georgiano nos penáltis
Milhares de pessoas invadiram o relvado após o triunfo georgiano nos penáltis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal