O Jogo

Evanilson não teme ninguém na liga

Grandeza do FC Porto “obriga” o atacante a encarar de frente todos os centrais que lhe surjam no caminho, com ou sem parceiro no ataque

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Do início como jogador à referência a CR7 ou à exigência de Conceição, o brasileiro fez uma avaliação positiva da época a nível individual e mostrou a esperança de chegar à seleção do Brasil.

●●●Aviveromel­hormomento da carreira após uma época marcada por lesões infindávei­s, Evanilson olha para os adversário­s diretos no campeonato de forma destemida, porque a grandeza do clube que representa a isso obriga. “Jogo no FC Porto. Não posso temer nenhum adversário, nenhum central. Tenho que estar sempre bem para criar muitas dificuldad­es”, sustentou o avançado, em entrevista à “Sport TV”, numa temporada “muito positiva” do ponto de vista pessoal, abrilhanta­da por um novo máximo de golos (22). “Fico muito feliz por estar a jogar, a ajudar a minha equipa e pelos golos. É muito fruto do trabalho. Trabalho muito bem no dia a dia e as coisas acabam por acontecer”, justificou.

Perante a subida de rendimento, que fazem de Evanilson o melhor marcador brasileiro na Europa, sobra a dúvida de quando chegará à seleção. “A minha oportunida­de ainda não chegou, mas continuo a fazer o meu trabalho, porque pode ser que chegue”, afirmou o portista, recusando mágoa por não ter estado com Wendell, Pepê e Galeno na primeira convocatór­ia de Dorival Júnior na “canarinha”. “Acho que estou a fazer bem o meu trabalho, mas a concorrênc­ia no Brasil é muito grande. Existem outros grandes jogadores e cabe ao treinador decidir”, indicou.

Emboraseja“bomserfala­do” para grandes clubes, Evanilson prefere manter-se alheado do mercado e concentrar-se nos objetivos coletivos. Nesse sentido,garanteque­oFCPortova­i entrar “forte contra o Vitória [de Guimarães]” nas “meias” da Taça de Portugal, a única prova em que não depende de terceiros para vencer. No entanto, não dá a liga como perdida. “É muito difícil pelos pontos [de desvantage­m], mas temos de continuar a fazer o nosso trabalho. Não podemos atirar a toalha ao chão. Temos de continuar a ganhar os nossos jogos e ver o que vai acontecer, porque eles [Sporting e

Benfica] têm jogos muito difíceis também”, lembrou, já depois de ter olhado para o trajeto na Champions, que terminou nos“oitavos”.“Saímossati­sfeitos. Demos tudo o que tínhamos. Fizemos dois jogos positivos contra o primeiro da PremierLea­gue,queéumagra­nde equipa, o Arsenal, e tivemos o azar de perder nos penáltis. Mas merecíamos ter passado, porque criámos oportunida­des e fizemos dois grandes jogos”, avaliou.

Do passado como jogador à referência Cristiano Ronaldo, da perda da mãe à exigência de Sérgio Conceição, Evanilson

abordou vários temas numa conversa em que também falou sobre a relação com Francisco Conceição. “Aprendemos muitas coisas juntos. No primeiro ano dele ficávamos no banco na maioria dos jogos. Trabalháva­mos muito e dá para ver que ele evoluiu bastante. Está mais maduro e hoje em dia é um destaque na nossa equipa. É um grande jogador, trabalha muito forte e merece tudo o que tem acontecido na vida dele”, vincou o atacante, confirmand­o que o treinador exige tanto do filho como de qualquer outro atleta do plantel.

“Estou a fazer bem o meu trabalho, mas a concorrênc­ia no Brasil é muito grande” Evanilson Avançado do FC Porto

 ?? ?? Evanilson soma 22 golos esta época
Evanilson soma 22 golos esta época

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal