O Jogo

“AJUDAVA A MINHA MÃE A VENDER SANDES E SUMOS”

Isnaba Graça, avançado de 22 anos que tem sido um dos destaques desta edição da Liga Revelação, despontou numa modesta academia na Guiné-Bissau temporada do esta é a quinta na Liga Revelação goleador guineense

-

“Vir para Portugal significou afastar-me dos meus entes queridos”

“Para mim, o Estrela é mais do que um clube: é uma segunda casa” Isnaba Graça Avançado do Estrela da Amadora

Percurso:

Avançado chegou a Portugal em 2019, pela porta do Leixões, e atualmente é uma das maiores promessas do escalão de sub-23. Soma nove golos em 22 jogos pelos estrelista­s.

JOÃO FERNANDO VIEIRA

Na Reboleira emerge uma narrativa com um protagonis­ta cativante: Isnaba Graça, avançado de 22 anos, natural da Guiné-Bissau, está a deixar marca no Estrela da Amadora e na Liga Revelação.

Nas páginas de O JOGO, Isnaba abre as portas do passado humilde no mundo do futebol. Tudo começou numa modesta academia na Guiné-Bissau, onde as condições precárias não foram obstáculo ao seu talento. “Nasci e cresci na Guiné-Bissau, onde dei os primeiros passos no futebol numa academia perto de casa.

Mais tarde, mudei-me para uma academia mais reconhecid­a, os ‘Fidjus di BiderasTCB’, embora tivesse de encarar longas viagens de transporte­s públicos até lá”, relata o avançado. “Mas, ainda antes

de ir para os treinos, às primeiras luzes do dia, já estava acordado para ajudar a minha mãe a vender sandes e sumos. Só depois ia para a academia.”

A jornada que levou Isnaba até ao Velho Continente não foi uma simples travessia. Em 2019, o guineense despediuse da terra natal e desembarco­u em solo português, enfrentand­o um mar de incertezas, mas guiado por um sonho. “O coordenado­r da academia onde treinava apreciou o meu estilo de jogo e foi assim que surgiu o convite para vir para Portugal, mais precisamen­te para o Leixões. A mudança significou afastarme dos meus entes queridos, mas o que me motivou foi a oportunida­de de realizar o meu sonho e, no futuro, poderajudá-los”,assumeoava­nçado, que esteve três épocas no Estádio do Mar.

Isnaba Graça emprestou um novoânimoa­oEstrelada­Amadora

desde que chegou ao clube na temporada passada e a sua presença revelou-se uma escolha acertada. Logo no ano de estreia foi determinan­te na conquista da Liga Revelação e na subida da equipa B estrelista. “Para mim, o Estrela é mais do que um clube; é como uma segunda casa. Aqui consigo, de alguma forma, suavizar a saudade da minha família. Este clube tem um significad­o muito especial, foi onde conquistei o primeiro título”, partilha o avançado, que esta época já marcou nove golos em 22 jogos nos estrelista­s. “Sintome bem, tanto física como mentalment­e, o que é crucial para o meu desempenho. Como avançado, o meu objetivo é marcar golos e ajudar a equipa”.

 ?? ?? O guineense é o melhor marcador do plantel de sub-23 estrelista, com nove golos marcados em 22 jogos
O guineense é o melhor marcador do plantel de sub-23 estrelista, com nove golos marcados em 22 jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal